Lockdown – 20 coisas para fazer durante a pandemia

Dicas de como enfrentar o isolamento social exigido pela nova onda do Coronavírus.

- Tempo de leitura: 9 minutos -

A tão temida segunda onda do novo Coronavírus chegou e, ainda que estejamos em campanha de vacinação, nunca esteve tão forte! A rápida propagação do vírus e o alto índice de mortalidade exigiram restrições severas por parte das autoridades, inclusive o lockdown. Agora, é imprescindível cuidar tanto da saúde física quanto mental! Por isso, confira 20 coisas para fazer durante a pandemia para não enlouquecer durante o isolamento social! 

O Brasil chegou à triste marca das mais de 260 mil mortes pela Covid-19. Hospitais de todo o país beiram o colapso, com UTI’s e enfermarias lotadas, crise no fornecimento de oxigênio, dentre outras mazelas que tanto nos assustam. 

A situação crítica, obviamente, demanda ações rápidas por parte das autoridades locais, como a suspensão das atividades não essenciais e o reforço do isolamento social. 

O fato é que o próprio cenário pandêmico assusta e, além da doença física, traz sérios problemas emocionais. Assim, além de nos cuidar com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, é preciso também cuidar da saúde mental. 

Especialmente em dias de lockdown, é importante buscar equilíbrio e atividades que nos façam bem. Confira, a seguir, 20 coisas para fazer durante a pandemia. E não se esqueça: isso vai passar! 

20 coisas para fazer durante o lockdown da pandemia

1 Assista a filmes, séries e documentários

Assista a filmes, séries e documentários

Que tal colocar sua série favorita em dia? Ou finalmente assistir àquele filme esquecido na sua lista da Netflix? Vale também expandir seus conhecimentos com bons documentários! Amazon Prime Video, Netflix, HBO, Disney Plus ou qualquer que seja sua conta, vale a pena passar um tempo se distraindo do mundo. 

Alguns sites, como Documentary Tube ou Documentary Heaven também oferecem conteúdos para quem gosta de temas mais profundos.   

2 Coloque sua leitura em dia!

Coloque sua leitura em dia!

Ler é abrir a mente, seja uma história fictícia, biografia ou publicações acadêmicas! Por vezes, na correria do dia a dia, esquecemos deste hábito tão saudável! Ficando em casa, tire um tempo para retomar a leitura daquele livro que está acumulando poeira no criado mudo. E, se gostar de pesquisa, é hora de dar aquela atualizada e, quem sabe, até mesmo entrar em grupos especializados? 

3 Dê uma de escritor!

Dê uma de escritor!

Você sabia que William Shakespeare escreveu a peça Rei Lear enquanto estava em isolamento devido à peste bubônica? E que as grandes Fernandas (Torres e Montenegro) criaram um seriado durante a quarentena? Ainda, Gabriel o Pensador escreveu um rap justamente sobre a pandemia? Então, junte-se a eles e crie sua própria peça, poema ou música, despertando seu talento para a escrita! 

4 Visite museus virtuais

Visite museus virtuais

A suspensão das atividades não essenciais fecharam museus pelo país, mas ainda dá para visitá-los virtualmente. MASP, Pinacoteca, Inhotim, Museu Imperial, MIS, Museu do Amanhã, CCBB, Museu de Arte Moderna e o Museu da Casa Brasileira estão entre os museus brasileiros que disponibilizam visitas virtuais. 

O passeio pode ser feito pelos sites ou graças à parceria com a plataforma Google Arts & Culture, dependendo da unidade que escolher! Ah, e aproveitando que vai passar pela ferramenta do Google, conheça outros museus pelo mundo sem sair de casa! 

5 Viaje virtualmente pelo mundo!

Viaje virtualmente pelo mundo!

Infelizmente, com as barreiras impostas por diversos países, não dá para fazer as malas e sair por aí! Mas, você pode fazer isso de casa mesmo, pelo menos, por enquanto! 

Tours virtuais dão um gostinho de viagem nesse período de quarentena. Tem até passeio de trem! Navegando pelo YouTube, é possível cruzar a Linha de Bernina, nos Alpes Suíços; ou, a Linha Nagaragawa, no Japão

Se gosta de dirigir, o site Drive and Listen oferece viagens virtuais por mais de 34 cidades no mundo. A coisa é tão perfeita que a plataforma sintoniza em rádios locais, além de ter a opção de incluir “barulhos da rua” para garantir uma experiência completa de imersão. Barcelona, Lisboa e Havana, por exemplo, estão no site!

6 Cante com seus amigos a distância

Cante com seus amigos a distância

Sentindo falta de uma noite no karaokê com os amigos, né, minha filha? Enquanto é momento de ficar em casa, dá para arriscar cantar com seus amigos ou com seu cantor favorito por aplicativos, como o Smule. O app pode ser baixado em qualquer smartphone e permite cantar seus sucessos favoritos, além de contar com outros recursos mais avançados como correção automática de afinação.  

7 Encontre seus amigos virtualmente!

Encontre seus amigos virtualmente!

Ok, você não quer expor seus talentos musicais para o mundo, mas ainda sente falta de uma festa com a turma! Então, promova um encontro virtual! A essa altura do campeonato, ferramentas como Skype, Zoom, Google Meet e Microsoft Teams são velhas conhecidas, mas não precisam ser usadas apenas para o trabalho. Marque um encontro virtual e mate a saudade dos amigos! 

8 Exercite seu corpo e mente!

Exercite seu corpo e mente!
Exercite seu corpo e mente!

Não, ainda não dá para ir à academia, pelo menos, em muitas cidades! Felizmente, existem aplicativos e canais no YouTube que disponibilizam roteiros de meditação, aulas de ioga e desafios fitness. Assim, fica mais fácil cuidar do corpo e da mente! 

9 Arrisque-se na cozinha

Arrisque-se na cozinha

Você conhece bem a cozinha da sua casa? Então, apresente-se a ela e desponte seus dotes culinários! Mas, se já é um cozinheiro nato, está na hora de tentar receitas novas! Se a criatividade faltar, inspire-se nos programas de TV ou sites especializados, como o canal do carismático Maurício Rodrigues

10 Aprenda um novo idioma

Aprenda um novo idioma

Tudo isso vai passar e, logo, estaremos de volta às viagens pelo mundo! Também, pode ser a hora daquele intercâmbio, curso no exterior e até arriscar aquela experiência profissional em outro país. 

Para isso, é preciso aprender outro idioma, o que você pode fazer em casa mesmo! Existem excelentes plataformas ou aplicativos que ensinam línguas diversas, como Russo e Mandarim, desde o básico até níveis mais avançados. Que bueno!

Uma outra alternativa é aprender de uma maneira divertida conhecendo pessoas de outros países! Conheça as melhores ferramentas aqui: Como conhecer e conversar com pessoas de outros países pela Internet?

11 Assista performances culturais online

Assista performances culturais online

Teatros, cinemas e casas de espetáculos ainda estão fechadas, por isso, os artistas precisaram se reinventar! Agora, é possível assistir a peças teatrais, apresentações de orquestras sinfônicas e até a festivais de música pela internet! 

No canal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, por exemplo, a imersão e tranquilidade ao som de vozes poderosas, em apresentações ao vivo.  Com o Cirque Connect, a trupe canadense do Cirque du Soleil disponibiliza os desafiadores espetáculos da trupe.   

12 Assista a shows online

Assista a shows online

Cansou das lives? Então, assista aos seus artistas favoritos em momentos memoráveis pelo YouTube. Assista a clássicos como Pearl Jam Unplugged, uma performance intimista do Radiohead em um porão ou é claro, apresentações de artistas e bandas nacionais, cujo acervo no YouTube encontra-se maior do que nunca devido à popularização das lives. Nada como sua própria programação personalizada.

13 Dê um tapa na sua casa!

Dê um tapa na sua casa!

Sua casa é onde você vai passar mais tempo agora, então, ela precisa estar minimamente agradável, concorda? Dê uma boa faxina, troque os móveis de lugar, livre-se daqueles que você nem usa mais! 

Vale até uma redecorada, colocando adesivos ou papéis de parede, customizando mobília ou plantando uma hortinha! Sites como o Viva Decora e Simulador 3D podem te dar uma mãozinha nessa missão! 

14 Visite uma biblioteca virtual

Visite uma biblioteca virtual

Lembra dos museus online? E do resgate à leitura? Junte as duas experiências e visite uma biblioteca virtual! Bibliotecas renomadas, como a Brasiliana USP, Biblioteca Nacional e a Biblioteca Digital Mundial disponibilizam seus acervos de forma totalmente gratuita. 

Agora, se você sempre foi fascinado por filmes de terror e teorias de conspiração, a Biblioteca Ritman oferece 1.600 livros digitalizados de terror e paranormais online.

15 Visite um Parque Nacional

Visite um Parque Nacional

Ainda que alguns parques tenham reaberto, muitos voltaram a encerrar as visitações em virtude da pandemia. A boa notícia é que o ICMBio e o Google StreetView criaram uma plataforma que facilita a visitação online nos principais parques brasileiros. Entre eles, Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

Você pode acessar esses e outros tours pelo Brasil e pelo mundo por aqui. Por essa plataforma você consegue andar em parques, cidades, pontos turísticos e ainda assistir ao vivo a vida selvagem da África, por exemplo, através de transmissões online no local.

16 Comece um voluntariado

Comece um voluntariado

Às vezes, a melhor maneira de esfriar a cabeça é ajudar outras pessoas. Você pode ser voluntário, de casa mesmo, de várias maneiras. O programa de trabalho voluntário da Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, incentiva as contribuições remotas. O mesmo pela Fundação Estudar, uma das maiores redes de voluntariado do Brasil.

17 Aprenda primeiros socorros

Aprenda primeiros socorros

É bom estar preparado para uma emergência, especialmente em um cenário no qual hospitais e postos de saúde estão sobrecarregados. Existem vários cursos de primeiros socorros online, além de leituras e materiais importantes em sites.

18 Recicle suas roupas

Recicle suas roupas

Seu guarda-roupa está cheio de roupas que você quase não usa? Ou de produtos básicos sem um pingo do seu estilo?  Atualize, reutilize ou renove tudo, desde camisetas velhas até sapatos. Aproveite a renovação da sua casa e transforme, também, seu armário! 

19 Desenvolva novas habilidades

Desenvolva novas habilidades

Sempre quis aprender a tocar um instrumento, mas nunca teve tempo? Fazer artesanato, montar coisas  ou pintar está na sua lista de desejos há anos, porém nunca saiu do papel? Está na hora de desenvolver novas habilidades! Faça cursos gratuitos online ou assista a videoaulas e aprenda coisas diferentes!

20 Faça piqueniques no quintal

Faça piqueniques no quintal

Por fim, que tal fazer um piquenique no quintal de casa ou na sacada do apartamento? Coloque em prática suas habilidades na cozinha, estenda uma toalha e divirta-se com guloseimas que você mesmo(a) preparou!   

A pandemia da Covid-19 é, sem dúvida, um dos maiores desafios de nossa geração. Nosso recado é que, além das 20 coisas para fazer durante o lockdown, você se cuide! Use máscara, álcool em gel, mantenha o isolamento social e, se puder, fique em casa! Tudo isso vai passar!  

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.