Levar bagagem de mão na cabine do avião pode lhe custar até R$ 100 no Brasil – Entenda a taxa!

Companhias aéreas adotam diferentes estratégias para embarque e bagagem de mão, gerando desvantagens para passageiros que pagam menos

No agitado cenário das viagens aéreas, a disputa pelos compartimentos de bagagem em aeronaves comerciais transformou-se em um elemento parte da experiência de embarque. Em um espaço restrito, a ordem de entrada no avião pode determinar se os passageiros conseguirão acomodar suas bagagens de mão ou se precisarão despachá-las, o que resultará em custos adicionais e possíveis atrasos. Nesse contexto, o ditado tradicional “quem chega primeiro, recebe atendimento primeiro” assume uma nova perspectiva.

Pagando até R$ 100 para levar bagagem de mão a bordo

O procedimento de embarque frequentemente favorece aqueles que entram primeiro na aeronave. Esses sortudos conseguem ocupar os espaços nos compartimentos de bagagem superiores com suas bagagens de mão, deixando pouco ou nenhum espaço para os passageiros que embarcam posteriormente. Contudo, uma vantagem nesse jogo é concedida àqueles dispostos a gastar um pouco mais.

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A prática de oferecer embarque prioritário para aqueles que adquiriram bilhetes de categorias superiores, que normalmente incluem vantagens como assentos mais espaçosos e flexibilidade de datas, tem se tornado comum.

Estratégias das companhias aéreas

As companhias aéreas incluíram o embarque prioritário como parte dos pacotes de serviços premium. Seguindo esse exemplo, na Gol, ao escolher um bilhete +Conforto, que oferece assentos mais espaçosos, o custo adicional é de R$ 50 para uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro. Além do conforto adicional, os passageiros com esse tipo de bilhete também têm o privilégio de embarcar antes dos demais, garantindo assim espaço para suas bagagens de mão nos compartimentos superiores.

A Azul adota uma abordagem semelhante ao oferecer o Espaço Azul, que proporciona mais espaço entre as poltronas e embarque prioritário. Por um valor adicional de R$ 50, também em um voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, os passageiros garantem a tranquilidade de não precisar despachar suas bagagens.

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Por outro lado, a Latam leva essa estratégia adiante, oferecendo a opção Premium Economy, que permite bagagens de mão de até 16 kg e embarque prioritário. No entanto, uma simulação realizada no próprio site da empresa revela que o conforto e a conveniência desses benefícios têm um custo mais elevado, podendo aumentar o preço da passagem em até R$ 812.

É importante lembrar que as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelecem que todo passageiro tem o direito de embarcar com até 10 kg de bagagem de mão, sem custos adicionais. No entanto, as companhias aéreas podem definir limites para as bagagens e aplicar taxas sobre aquelas que ultrapassarem esse limite, o que resulta em uma concorrência pelos espaços nos compartimentos de bagagem entre os viajantes.

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