Laxantes naturais: 7 alimentos que atuam contra a prisão de ventre!

Conheça opções naturais e eficazes para aliviar a prisão de ventre e manter um intestino saudável.

Se você costuma sofrer com o desconforto da prisão de ventre, a boa notícia é que não é necessário recorrer aos laxantes químicos para resolver o problema. Afinal, felizmente, existem algumas alternativas naturais que podem ajudar.

A prisão de ventre ocorre quando se vai ao banheiro menos de três vezes por semana, e isso pode acontecer por uma alimentação ruim, falta de exercícios ou até mesmo desidratação crônica.

Assim, a seguir, veja alguns alimentos que são laxantes naturais e podem contribuir para a saúde do sistema digestivo.

7 alimentos bons contra a constipação

Abacaxi

O abacaxi é cheio de água e fibras, o que ajuda o intestino a funcionar melhor.

Nesse sentido, o abacaxi-formoso é ainda mais poderoso, pois tem quase o dobro de fibras em comparação ao abacaxi comum. Para se ter uma ideia, 100 gramas de abacaxi-formoso contêm 1,8 grama de fibras, enquanto de abacaxi comum tem 1 grama.

No entanto, ambas variedades são ricas em magnésio, um mineral que por si só já melhora o funcionamento intestinal.

LEIA MAIS: Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo – Veja 5 opções saudáveis!

Ameixa

A ameixa é muito conhecida como um laxante natural. Ela é rica em fibras (25% da quantidade diária recomendada está em apenas 8 ameixas) e contém uma substância chamada di-hidroxifenil isatina, que estimula os movimentos do intestino.

A ameixa também contém sorbitol e compostos fenólicos, que têm efeito laxante. Você pode consumi-la em forma de suco ou polpa.

Café

Café

Você sabia que o café pode ajudar a combater a prisão de ventre? Mesmo que pareça estranho, não é a cafeína que faz isso. Na verdade, o café estimula a produção de gastrina e ácido estomacal, substâncias que regulam os movimentos do intestino grosso e aceleram o processo de esvaziamento do estômago para os intestinos.

Além disso, o café também aumenta a produção de colecistocinina, que ajuda na digestão e promove as bactérias “do bem” no sistema digestivo.

Sucos de frutas ou de toranja

Quando estamos desidratados, as fezes podem ficar secas e duras, dificultando a evacuação. Uma boa estratégia para resolver essa questão é consumir sucos de frutas ricas em fibras e água.

O suco de toranja, ou grapefruit, é especialmente interessante, pois contém uma substância chamada naringenina, que estimula as secreções do intestino grosso e ajuda a manter as fezes hidratadas.

Grãos integrais

Grãos integrais

Além disso, elas estimulam os músculos do intestino para promover os movimentos intestinais. No entanto, os grãos integrais são menos eficazes que outras formas de fibras insolúveis no tratamento da prisão de ventre, pois nem sempre são bem tolerados.

Os grãos integrais são ótimas fontes de vitaminas e fibras insolúveis que nosso corpo não consegue digerir completamente. Assim, essas fibras absorvem água e ajudam a aumentar o volume das fezes.

Iogurte

Os iogurtes e produtos lácteos fermentados são uma ótima fonte de probióticos, que podem ajudar a equilibrar a flora intestinal. Estudos mostram que cepas como Bifidobacterium infantis, Bifidobacterium lactis, Lactobacillus acidophilus ou Saccharomyces boulardii podem aumentar a frequência dos movimentos intestinais.

Além disso, a lactose presente nos produtos lácteos tem um efeito laxante suave.

LEIA TAMBÉM: 5 alimentos para NUNCA ignorar a data de vencimento

Figo e damasco seco

O figo e o damasco seco são conhecidos pelo seu efeito laxante natural. Com cerca de 10 a 13 gramas de fibras a cada 100 gramas de fruta, eles contribuem muito para a saúde do sistema digestivo.

Além disso, o figo e o damasco são ricos em potássio, um elemento que pode ajudar a prevenir a prisão de ventre. Vale ressaltar que você pode consumir essas frutas puras.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também