Irregularidades em seu veículo? Novo equipamento da PRF identificará na hora
Com esse equipamento, a segurança nas vias será ainda maior.
A PRF – Polícia Rodoviária Federal agora pode contar com uma nova tecnologia que será utilizada nas fiscalizações feitas em veículos nas rodovias do país.
O DIV é um equipamento de Detecção Inteligente de Veículos, que possui a capacidade de identificar se existem peças ilegais, suspeitas ou com defeitos eletrônicos e mecânicos nos veículos.
Esse aparelho consegue fazer essa identificação de forma bem simples e, com isso, as fiscalizações agora serão ainda mais precisas. Para que você entenda melhor sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre o tema. Acompanhe a seguir!
LEIA MAIS: Seu celular está em risco? Veja as capitais do Brasil com mais roubos de aparelhos!
Fiscalização e tecnologia
Com o avanço da tecnologia, podemos observar que as fiscalizações dos órgãos públicos estão cada vez mais competentes. Com esses recursos, é possível aumentar a eficiência nas vistorias feitas pela PRF, segundo o Sindicato dos Proprietários de Empresas de Vistorias Veiculares de São Paulo.
A tecnologia também tem chegado às indústrias, e com isso, cada vez mais os veículos produzidos também contam com tecnologia e sofisticação. Com esse novo dispositivo, é possível garantir que o funcionamento do veículo está conforme o esperado.
Como consequência, a vistoria de veículos pode ficar ainda mais eficiente e confiável. Novos recursos estão sendo implementados para que a adulteração de carros seja menos frequente, assim como roubos, crimes, acidentes e outras situações também sejam evitadas.
A segurança nas vias passa a ser maior com esse recurso em todo país, afinal, é possível verificar se equipamentos como freio ABS, airbags, quilometragem e outros foram alterados ou adulterados de forma mais rápida.
Com esse uso, é possível diminuir os crimes e os sinistros que acontecem no trânsito por conta dos veículos.
LEIA TAMBÉM: Atualização da 99 promete tornar viagens mais seguras – Veja o que muda!
Como esse scanner funciona na prática?
O dispositivo DIV possui um sistema que utiliza a base de dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para identificar qual é a procedência dos equipamentos do carro, podendo verificar se existem peças roubadas.
Esse equipamento é conectado ao carro para que uma leitura completa seja feita em aproximadamente 2 minutos. Todos os componentes eletrônicos, assim como o chassi e os módulos do carro, são avaliados.
Essa tecnologia pode ser aplicada não só em carros comuns de passeio, mas também em ônibus, caminhões, motos e outros veículos.
Essa ferramenta, segundo especialistas, é muito eficiente, e o principal objetivo é fazer com que a segurança nas vias seja uma realidade.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!