IPVA isento para alguns modelos de motos é aprovado no Senado – Saiba detalhes!

Comissão do Senado aprovou um projeto que vai permitir a isenção de IPVA para motos de até 150 cilindradas.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou uma novidade que pode ajudar motociclistas de todo o Brasil a economizarem um bom dinheiro. Na última terça (16), o projeto (PRS 3/2019) que zera o IPVA para motos de até 150 cilindradas foi aprovado no Senado.

De acordo com o texto que continua em análise, a tarifa zero vai ajudar os trabalhadores de baixa renda a economizarem uma quantia substancial todos os anos.

De acordo com o relator do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), esse é um projeto que beneficia grande parte da população.

“No Brasil, em especial no cenário municipal, sabemos que há grande dificuldade de locomoção em áreas rurais e com dificuldades econômicas. Nessas regiões a motocicleta é veículo de fundamental importância para a locomoção da população e para a movimentação da economia”.

O projeto foi encaminhado ao Plenário do Senado Federal e entre os dias 19/11/2021 e 25/11/2021 estará aberto o prazo para a apresentação de Emendas.

Para acompanhar em tempo real a tramitação do projeto e dar sua opinião sobre a matéria, acesse o site do Senado Federal.

IPVA

Um imposto de propriedade de veículos automotores é devido para todos os veículos automotores no Brasil. Esse imposto é pago anualmente. O mês de pagamento corresponde ao último dígito da matrícula do veículo.

É pago em atraso e não para o ano seguinte. O processo é denominado licenciamento, e para a obtenção do documento, o condutor deve pagar as multas pendentes de estacionamento ou excesso de velocidade, por exemplo.

O imposto incide sobre o valor do veículo e é cobrado pelo estado, mas o município onde o carro está matriculado também recebe dinheiro. O dinheiro é usado nos níveis estadual e municipal para fins gerais.

Quando o pagamento for devido, o proprietário do carro receberá uma carta do Departamento Estadual de Trânsito, indicando o valor devido e uma data de vencimento.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->