IPVA em 2022 vai ficar mais caro! Saiba quanto deverá aumentar e como calcular!

Imposto estadual vai sofrer um grande reajuste no ano que vem e a crise global de microchips tem tudo a ver com isso.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

Quando a pandemia fechou o mundo inteiro, isso inclui empresas que fabricam semicondutores, que abrigam processadores de microchip. Esses chips são os cérebros por trás da eletrônica, incluindo os de nossos automóveis. Eles ajudam a alimentar tudo, desde telas de infoentretenimento até recursos de segurança, como assistência ao motorista.

Portanto, com mais pessoas trabalhando em casa durante a pandemia, eles frequentemente precisariam de eletrônicos pessoais adicionais. Isso significava que a demanda por chips se tornava cada vez mais alta e os fabricantes tinham dificuldade em acompanhar isso.

E então a escassez de chips atingiu as montadoras.

A situação fez com que muitos fabricantes de automóveis simplesmente parassem a produção. Quase quatro milhões de veículos a menos entrarão no mercado em 2021, de acordo com a consultoria global AlixPartners.

Mas, o que isso tem a ver com o IPVA 2022?

Tudo. Com menos pessoas capazes de comprar um veículo novo, pelos altos preços e pela baixa oferta, o imposto seguiu a lógica de mercado. No Brasil, o preço dos veículos novos e usados cresceu a patamares superiores a 30%. Como o IPVA segue o valor de venda do veículo com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o imposto deve aumentar em janeiro do ano que vem.

Quanto está valendo o seu carro? E como calcular o IPVA?

Para saber quanto está valendo o seu carro é bem simples, basta acessar a Tabela FIPE, selecionar o modelo do seu carro e pronto! Se você comprou o carro nos últimos anos, provavelmente se surpreenderá com uma eventual valorização em relação ao preço na época de sua compra.

Se quiser uma prévia de quanto pagará de IPVA, você pode usar o valor médio e multiplicar pela alíquota aplicada no seu estado.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->