Boa notícia! Medida da Anatel pode acabar com as ligações indesejadas – Saiba mais!
A Anatel acaba de liberar a ferramenta para o fim das robocalls.
Se tem uma coisa que incomoda são as ligações ininterruptas e abusivas do marketing, cobrança e robocalls. Pensando nisso, a Anatel aprovou a aplicação de uma nova ferramenta que irá funcionar como um identificador de chamadas. O identificador mostrará o nome, a motivação e o logo da empresa que está ligando para possibilitar liberdade aos usuários de atender ou não. Para entender mais detalhes sobre a nova tecnologia disponível, faça a leitura completa desta matéria.
Identificador de chamadas da Anatel
A partir de agora, as operadoras telefônicas têm a permissão legal para identificação e autenticação das chamadas, possibilitando que você avalie se quer atendê-las ou não – privilégio que até então não era possível.
O identificador é baseado em um protocolo já aplicado nos Estados Unidos e no Canadá, o STIR/SHAKEN, que possui um padrão idealizado em 2019 para combater o abuso dos credores com as ligações.
LEIA MAIS:
- Não faça isso! 5 práticas que detonam a vida útil do celular
- Sem memória no celular? Android introduz recurso que promete liberar muito espaço do aparelho!
A ferramenta estará disponível sem a necessidade de um aplicativo ou site, mas sim de maneira simples e objetiva, pois a tecnologia é para todos. Ademais, estima-se que as informações sejam claras e verificadas, gerando eficiência em casos de futuras reclamações e comprovação do abuso.
A pretensão é que o protocolo comece a funcionar em breve, mas tudo depende da implementação pelas operadoras de telefonia. O mais importante é que a Anatel já fez a liberação e autorização para a efetivação da ferramenta.
Há alguns anos, a agência vem tentando combater os excessos dos call centers com as ligações abusivas. As medidas que já foram tomadas anteriormente, infelizmente, mostraram-se ineficientes e, por esse motivo, o novo identificador gera muitas esperanças também para os usuários.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!