Honda apresenta nova versão de moto que não cai – Conheça a tecnologia!

Conheça a moto mais recente da Honda, a MN4 Vultus, a motocicleta que não cai.

A Honda é conhecida em todo o mundo por ser uma empresa revolucionária e que desenvolve tecnologias que mudam para sempre o setor automotivo. Dessa vez, graças ao trabalho de pesquisa da empresa, mais uma novidade pode chegar para os motociclistas. 

Em uma tentativa de deixar o trânsito mais seguro, a Honda apresentou em 2017 o seu mais recente conceito de moto com função de auto-equilíbrio, a Honda MN4 Vultus. Como o nome indica, esta moto é projetada para pilotos iniciantes e para deixar as vias das cidades mais seguras.

Apesar de não ser propriamente uma novidade, pouco antes do Natal de 2021, a fabricante japonesa apresentou a versão 2.0 da tecnologia Riding Assist, nome dado à tecnologia de auto-equilíbrio. Enquanto a versão 1.0 do sistema foi implementado em um modelo Honda NC750S, agora a versão 2.0 foi apresentada numa Honda NM4 Vultus.

Honda NM4 Vultus com o Riding Assist 2.0

A Honda reduziu o peso do assento da MN4 Vultus, diminuiu o balanço gravitacional e introduziu a inovação de auto-equilíbrio sem a necessidade de um giroscópio. Isso tudo torna a moto mais simples para novos usuários.

Este design diferente da MN4 Vultus visa proporcionar tranquilidade aos usuários de motocicletas e tornar a pilotagem mais agradável, reduzindo a chance de acidentes.

Geralmente, essas inovações tecnológicas trazem muita conveniência, e isso fica evidente com a necessidade de motocicletas auto-equilibradas ou que “não caem”. Com a introdução do Riding Assist da Honda na MN4 Vultus, você pode andar sua motocicleta com tranquilidade.

No vídeo de demonstração abaixo é possível ver que a nova tecnologia oferece equilíbrio tanto com a moto em movimento lento quanto parada. No entanto, percebe-se que ainda não está em uma versão final e precisa vencer alguns desafios como por exemplo a dinâmica de direção em situações reais, que exigem uma maior inclinação ao dirigir, algo que não é possível perceber no vídeo apresentado..

A moto futurista da Honda destina-se a ajudar os motociclistas a desfrutar da sua experiência de condução. Os novos pilotos que ainda estão aprendendo são frequentemente aconselhados a não andar em um ritmo relativamente lento, pois isso pode resultar em queda.

Além de um possível acidente, andar devagar é tedioso, pois o motociclista luta para manter seu peso na moto. Graças à tecnologia da Honda, a segurança dos novos motociclistas é garantida, pois eles não precisam se preocupar com o balanço imprudente de suas motos.

Não há previsão e ainda não se sabe se o sistema será implementado na produção de motocicletas em série.

Você pode gostar também