História e curiosidades sobre a Ponte Golden Gate, nos EUA

Um dos principais cartões postais de San Francisco é uma das sete maravilhas do mundo e guarda várias curiosidades desde sua construção.

A Golden Gate Bridge, ou Ponte Golden Gate, é uma ponte localizada na Califórnia que liga as cidades de São Francisco e Sausalito. O principal cartão postal da cidade é, também, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos. A ponte faz parte da famosa Highway 01, uma das estradas mais bonitas do mundo. Conheça, a seguir, a história e curiosidades sobre a Ponte Golden Gate.

A cidade de São Francisco é uma península cercada de água por quase todos os lados,  exceto a porção de terra que a liga com o continente. Por isso, sempre houve a necessidade de conectá-la às regiões vizinhas através de uma estrutura rodoviária. Após o Terremoto de 1906, a cidade passou por período de ascensão econômica, o que intensificou essa demanda, a fim de desenvolver a economia nas cidades ao redor da Baía.

Ponte Golden Gate: o principal cartão-postal de San Francisco
Ponte Golden Gate: o principal cartão-postal de San Francisco

A ideia de construir uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu, pela primeira vez, no artigo do jornalista James Wilkins, escrito em 1916. Desde já, tratava-se de um grande desafio, pois a região era conhecida pelos fortes ventos e correnteza. Assim, uma estrutura de tamanha dimensão era quase impossível de se construir. Mas, os obstáculos foram vencidos, como a história e curiosidades sobre a Ponte Golden Gate mostram.

História da Ponte Golden Gate

O nome da ponte foi escolhido quando, em 1927, o engenheiro MM O’Shaughnessy a mencionou como Golden Gate Bridge, referindo-se ao estreito de Golden Gate. Mas, a difícil execução do projeto ficou a cargo do engenheiro alemão Joseph Strauss. O interessante é que ele não tinha experiência alguma com pontes suspensas. Ainda assim, Strauss fechou contrato com a prefeitura e deu início ao projeto.

Contudo, mesmo diante da real necessidade de conectar San Francisco ao norte do estado, Joseph Strauss enfrentou muitas críticas. A primeira oposição veio do Departamento de Defesa, sob a alegação de que a construção dificultaria o acesso dos navios à Baía. Ao todo, cerca de 2 mil ações na justiça foram movidas em uma década. A construção só foi aprovada após a resolução das questões judiciais.

Ponte Golden Gate em construção
Ponte Golden Gate em construção

O alemão seguiu com o projeto da ponte cuja construção começou em Janeiro de 1933, sendo concluída em 1937. Uma estrutura desse porte era obviamente um trabalho perigoso. O local, a altura da ponte e as característica tornavam o projeto extremamente mortal. Além disso, os trabalhadores eram obrigados a trabalhar praticamente sobre o vazio para edificar algumas partes da estrutura.

Trabalho em altura na Ponte Golden Gate
Durante a construção da ponte, os trabalhadores atuavam em grandes alturas, o que exigia acompanhamento próximo quanto ao cumprimento das medidas de segurança do trabalho

A média, para a época, era de uma morte para cada milhão de dólares gasto nesse tipo de projeto. Mas, Strauss afirmava que, aproximadamente, 20 milhões de dólares seriam investidos, o que não significaria 20 mortes. Desde o início da construção, o engenheiro se importou com a segurança dos trabalhadores. Assim, centenas de milhares de dólares foram investidos, incluindo a aquisição de capacetes e cabos de segurança.

O engenheiro Russell Cone ficou incubido de monitorar o cumprimento das regras de segurança, sendo instruído a garantir o uso dos equipamentos. Além disso, uma rede de segurança suspensa foi colocada sob a ponte para impedir que os trabalhadores caíssem nas águas gélidas da baía. Embora 19 deles tenham sido salvos, outros 11 perderam suas vidas.

Trabalhadores na rede de proteção da Ponte Golden Gate
Trabalhadores sobre a rede suspensa instalada durante a construção da ponte, para proteger os trabalhadores de quedas

A Golden Gate Bridge foi finalizada como uma ponte pênsil com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1.966 metros de comprimento suspenso. A distância entre as duas torres de suspensão é de 1.280 metros e elas estão erguidas a 227 metros acima do nível do mar. Existem outras pontes no mundo cuja estrutura é similar à Golden Gate Bridge.

Inauguração da Ponte Golden Gate
A ponte foi inaugurada em 27 de maio de 1937

A Ponte 25 de Abril, anteriormente chamada de Ponte Salazar, em Lisboa, tem a mesma arquitetura de ponte suspensa e, também, a mesma cor. A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, também tem projeto similar. Mas, sua construção foi iniciada antes, em 14 de novembro de 1922, e foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

Problemas com a ponte

A Ponte Golden Gate é o local onde mais pessoas se suicidam em todo o Mundo. Em 2014, as autoridades de São Francisco decidiram instalar uma rede anti-suicídio, no intuito de dificultar a escalada dos suicidas. Além do grave problema, outro ponto de intervenção da ponte, por seis vezes desde sua conclusão (1932, 1951, 1982, 1996 e 2005), foram relacionados à ação dos ventos. Os registrados em 1982 chegaram a movimentá-la para os lados.

Curiosidades da Ponte Golden Gate

  • A ponte tem extensão de 2,7 km e leva-se em torno de 40 minutos para percorrê-la a pé.
  • Mais de 180 mil quilômetros de cabos de aço foram usados na construção da Golden Gate.
  • Existem aproximadamente 600 mil rebites em cada uma das torres.
  • A tinta carmesim usada para pintar a Golden Gate foi formulada para protegê-la da umidade do nevoeiro e do enferrujamento causado pela água salgada do oceano.
  • A pedido da Marinha, o projeto inicial previa que a ponte fosse pintada de preto e amarelo, no intuito de facilitar a visibilidade durante a passagem dos navios.
  • A ponte foi fechada para automóveis e 800 mil pedestres durante a comemoração dos seus 50 anos da Golden Gate. Apenas 50 mil pessoas eram esperadas e o acúmulo de pessoas imprimiu peso maior que o normal. Dizem que sua curvatura tornou-se temporariamente retificada.
  • A ponte Golden Gate é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.
  • 50 funcionários, entre ferreiros, artesãos e pintores, trabalham na manutenção da ponte.
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