Você já teve “hipnose de estrada”? É bem provável que sim!

O fenômeno de hipnose na estrada pode trazer riscos, e você precisa saber como prevenir. 

Prepare-se para desvendar um fenômeno intrigante: a hipnose da estrada. Você já se pegou dirigindo por um longo trecho de estrada e não conseguiu se lembrar dos últimos minutos percorridos?

Isso pode ser um sinal de hipnose da estrada, um estado de consciência alterado que pode afetar os motoristas. Neste artigo, exploraremos o que é a hipnose da estrada, suas causas e os possíveis riscos associados.

Como isso ocorre?

Mas qual é a razão por trás disso? Embora você possa se sentir cansado quando isso ocorre, o cansaço nem sempre é a causa principal. As estradas monótonas têm sido apontadas como a causa mais comum desse problema.

LEIA MAIS: 9 práticas para proteger sua saúde durante suas viagens – Evite apuros!

Além disso, quando você está dirigindo em uma estrada familiar (ou mesmo como passageiro), seu cérebro confia menos no que você está vendo e mais na previsão do que está por vir. Basicamente, seu cérebro entra em um modo de baixa energia.

A hipnose da estrada é um fenômeno que ocorre quando você entra em um estado de transe enquanto dirige. Seu cérebro, acostumado com aquela rota, começa a desacelerar e você acaba ativando o piloto automático.

Sintomas e riscos

Os sintomas incluem uma sensação de nebulosidade, cansaço acompanhado de perturbação ou tontura, e olhos pesados que podem diminuir o estado de alerta do motorista enquanto dirige.

É comum sentir cansaço após o transe, no entanto, o cansaço não é o principal motivo. Estradas consideradas tediosas e monótonas são a principal causa da fadiga. Dirigir em uma estrada conhecida e rotineira faz com que seu cérebro exija menos de você e da sua visão, dependendo apenas da previsão, colocando você em modo de baixa energia.

LEIA MAIS: 4 piores tipos de pessoas para encontrar em sua viagem

Claramente, a hipnose na estrada não é segura. Quanto à prevenção, você pode adotar algumas medidas por conta própria. Tomar café, cantar, conversar e fazer pausas durante a direção podem ajudar a reduzir o risco de hipnose na estrada.

Se você faz um trajeto diário ou está planejando uma viagem, é aconselhável ter uma bebida gelada à mão, criar uma nova playlist ou qualquer outra coisa que possa mantê-lo alerta e consciente durante toda a viagem.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade acessando o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também