6 comportamentos destrutivos que abalam sua autoconfiança

Hábitos destrutivos podem destruir sua autoestima e confiança e prejudicar vida pessoal e profissional.

Cultivar hábitos que destroem a autoconfiança pode impedir que você alcance objetivos pessoais e profissionais. Para se tornar uma pessoa com boa autoestima e mais confiante, é preciso deixar de lado comportamentos tóxicos.

Procrastinação

O primeiro item da lista é a procrastinação. O hábito de deixar tudo para depois pode abalar sua autoconfiança, pois você deixa de realizar atividades importantes e, normalmente, todos os prazos ficam para a última hora.

Com isso, as atividades podem apresentar resultados abaixo da média, o que abala sua autoconfiança e reforça a ideia de que você não é capaz de fazer um bom trabalho.

LEIA MAIS: Evite estes três hábitos pela manhã que podem acabar com seu dia!

Comparação

Cada pessoa tem uma história e um caminho de vida diferentes, mas quando você compara sua realidade com a de outras pessoas, despreza suas próprias dificuldades e momentos difíceis vividos em sua trajetória.

Após as redes sociais, o hábito de comparação cresceu entre as pessoas, com impactos na autoestima e autoconfiança, especialmente entre as meninas adolescentes.

Pouco foco e produtividade

Não ter foco e produtividade nas atividades diárias são péssimos hábitos para a autoconfiança, pois criam ciclos intermináveis de pouco sucesso e de sua capacidade de alcançar objetivos.

Afinal, deixar uma atividade importante de lado pode fazer com que você se sinta incapaz de realizá-la, e esse sentimento abala sua autoconfiança e autoestima.

Relacionamentos tóxicos

Estar ao lado de pessoas que afloram o pior de você é uma das maneiras mais rápidas de abalar sua autoconfiança. Afinal, dúvidas, desconfianças e questionamentos podem estar presentes o tempo todo na relação.

Cobrança em excesso

O hábito de se cobrar em excesso abala sua autoconfiança, pois coloca você em um estado de estresse e ansiedade intensos.

Dessa maneira, o que deveria ser positivo se transforma em algo negativo, pois pode forçá-lo além do limite, o que ocasiona baixa tolerância a frustrações e dificuldade para perdoar os próprios erros quando algo não sai como planejado.

LEIA TAMBÉM: Não seja aquela pessoa! Evite estes 5 comportamentos inadequados na piscina

Medo e pensamentos negativos

Sentir medo e nutrir pensamentos negativos destroem sua autoconfiança, pois colocam você em um estado permanente de alerta e ansiedade e fazem com que você desista de arriscar e dar passos importantes na busca pelos próprios objetivos.

Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir” no Google Notícias e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!

Você pode gostar também