Cuidado ao abastecer! 5 golpes comuns nos postos de combustíveis; conheça!
O Instituto Combustível Legal levantou alguns dos golpes mais aplicados em postos de combustíveis brasileiros.
Muitas pessoas não têm conhecimento da quantidade de postos de combustíveis irregulares no Brasil, principalmente aqueles localizados em áreas afastadas dos grandes centros urbanos. É essencial estar atento ao processo de abastecimento para evitar cair em fraudes.
Para ajudar os consumidores a identificar essas situações, o Instituto Combustível Legal listou os 5 cinco golpes mais comuns aplicados nos postos de combustíveis, que reproduzimos a seguir. Continue lendo e confira.
5 golpes comuns aplicados nos postos de combustíveis
Posto pirata
São postos que imitam uma marca conhecida, principalmente em lugares ermos. Apresentam cores e logomarcas famosas de postos reconhecidos, mas, na verdade, são de procedência duvidosa. Esses postos abrigam todo tipo de ilegalidade, então fique atento.
LEIA MAIS: Quanta gasolina você deve manter no tanque? Saiba o que acontece com níveis baixos!
Bomba fraudada
Trata-se de mostrar no visor uma quantidade específica de combustível, a que o consumidor escolheu. No entanto, a bomba entrega uma quantidade menor no tanque, e o consumidor paga a mais por ela. A bomba é acionada automaticamente, facilitando o golpe. Essa fraude de volume pode ser penalizada em vários estados brasileiros.
Bomba de GNV com pressão aumentada
Trata-se da venda de gás nacional veicular, o GNV, com pressão aumentada, ou seja, acima do permitido. A legislação específica proíbe pressão de 2% acima do permitido, mas é comum encontrar assim em alguns postos. Se forem descobertos, os postos têm sua bomba de GNV interditada.
Combustível adulterado
Este golpe se dá pela diluição dos combustíveis em solventes, como metanol, álcool, água e outras substâncias. Isso prejudica gravemente o bolso do consumidor, que paga por uma quantidade irreal, já que foi batizada, e também causa danos graves ao motor do carro.
LEIA TAMBÉM: Saiba como se prevenir de combustíveis adulterados na hora de abastecer!
Fumaça falsa
No momento do abastecimento, por usarem uma composição adulterada dos combustíveis, os postos geram uma fumaça falsa no carro. Isso faz parecer, ao consumidor, que o carro precisa de manutenção, o que, na prática, é um faz de conta para extorsão.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!