Goiás Velho – Uma viagem pelas raízes de Goiás
A antiga capital de Goiás é uma opção que agrada em cheio quem gosta de turismo histórico.
Ruas de pedra, ladeiras, casarões, igrejas, doces e poemas de Cora Coralina. A cidade de Goiás, carinhosamente chamada de Goiás Velho, é uma viagem ao início da história do estado homônimo.
Fundada em 1729, durante o auge da mineração de ouro no Brasil, a cidade, na época chamada de Villa Boa de Goyaz, foi capital do estado até 1937, quando foi fundada a nova sede administrativa de Goiás, Goiânia.
Transferido o governo, permaneceu o vasto acervo cultural, histórico e arquitetônico que em 2001 foi reconhecido pela Unesco como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial.
Assim como em boa parte do território do Cerrado, há duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. Para aproveitar bem a cidade, a dica é ir na época da seca, que vai de maio a meados de outubro. Prefira os meses de junho e julho, quando as temperaturas são mais amenas.
Contudo, é importante frisar que as temperaturas são altas durante todo o ano, não sendo raras as vezes que os termômetros ultrapassam 40ºC. Por outro lado, o maior volume de chuva cai entre os meses de dezembro e janeiro.
O auge da lotação de Goiás é registrado durante a Semana Santa, quando ocorre a Procissão do Fogaréu e encenações sobre a Paixão de Cristo, no carnaval e durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece anualmente desde 1999.
A culinária é um dos pontos fortes dos vilaboenses. Não deixe de provar o tradicional empadão goiano, doces em compota e cristalizados, arroz-de-puta-rica (com várias carnes defumadas), arroz com suã, angu de milho, leitão a pururuca, licores e, claro, pequi, símbolo da culinária goiana.
Onde fica/Como chegar
O município de Goiás é a antiga capital do estado de mesmo nome, estando localizado na região noroeste do mesmo. A distância entre Goiânia e Goiás Velho é de 142 quilômetros.
Confira a distância de outras capitais:
- Brasília – 320 quilômetros;
- São Paulo – 1.072 quilômetros;
- Belo Horizonte – 981 quilômetros.
- Cuiabá – 766 quilômetros.
De avião, o aeroporto mais próximo é o de Goiânia. A partir de lá é possível seguir viagem de duas maneiras, alugando um carro ou pegando um ônibus. Várias empresas fazem o trajeto até Goiás.
De carro, saindo de Goiânia, são 136 quilômetros pela GO-070, passando por Itaberaí até chegar ao destino final. De Brasília são 320 quilômetros: saia em direção a Anápolis pela BR-060, depois pegue a GO-222 até Inhumas. Depois, siga pela GO-070 até a cidade de Goiás.
Pousadas e hotéis em Goiás Velho
Apesar de ser uma cidade turística, Goiás tem opções de hospedagem bastante limitadas. Por isso, em feriados e épocas de evento, como a Procissão do Fogaréu, é importante fazer a reserva com bastante antecedência. Para ajudar na escolha, listamos algumas pousadas e hotéis com boas referências.
O charmoso Casa da Ponte Hotel, em frente a um dos principais pontos turísticos, a Casa de Cora, é um dos mais procurados justamente por conta de sua localização privilegiada.
A 9 quilômetros do centro da cidade, o Hotel Fazenda Manduzanzan conta com piscina e cachoeira particular na área ao ar livre. Na mesma pegada, a Pousada Serra Dourada tem chalés, piscina e lago.
No centro da cidade, a Pousada do Sol é simples e aconchegante. Está situada próxima dos principais pontos turísticos de Goiás Velho, sendo possível explorar a cidade à pé.
Para quem curte ambiente rústico, a Pousada do Ipê é uma ótima opção. Localizada no centro histórico, tem uma ampla área verde, piscina, bar e chalés.
A Pousada Chácara da Dinda é mais uma opção no centro. Além de piscina, tem terraço ao ar livre e jardim.
Embora seja o hotel mais tradicional de Goiás Velho, o Hotel Vila Boa possui instalações antigas, o que é totalmente compensado pelo excelente serviço. Possui piscina, bar, restaurante e café da manhã.
Para quem gosta de simplicidade e está em busca de preços baixos, a Pousada PortalCion é uma boa indicação. Pouco antes da entrada da cidade, o lugar fica a cerca de 2 quilômetros do centro histórico. Apesar da simplicidade, o atendimento e simpatia dos atendentes o tornam muito especial.
O que fazer em Goiás Velho
Para conhecer os principais pontos turísticos de Goiás Velho, você pode acessar este link, em que damos dicas de o que fazer na Cidade de Goiás.