Qual é a frequência correta para regar suculentas? Descubra agora!

Regar as suculentas no tempo adequado é fundamental para mantê-las sempre saudáveis e bonitas!

Embora muitos acreditem que as suculentas podem ficar por muitos e muitos dias sem rega, isso nem sempre é verdade. Afinal de contas, apesar de essa planta ser bastante resistente ao clima seco, elas têm, sim, um tempo adequado para serem regadas.

Logo, não respeitar essa frequência pode fazer com que as suculentas murchem e morram tão facilmente como uma orquídea. Por isso, você deve ter atenção se quiser ter plantas sempre saudáveis e bonitas.

Saiba mais detalhes a seguir!

Qual é o tempo certo para regar as suculentas?

De acordo com a HGTV – Rede de TV Americana, para saber o tempo certo para regar as suculentas, é preciso estar sempre de olho em seu recipiente. Caso a terra esteja seca e quebradiça, então, esse é o momento exato para a rega.

LEIA MAIS: 5 plantas que repelem mosquitos de maneira 100% natural

Isso porque, diferente de outras plantas, as suculentas não precisam que o solo fique úmido o tempo inteiro, uma vez que as suas folhas são roliças justamente para reter a umidade extra.

Por outro lado, o tempo para que a sua planta fique totalmente seca depende de diversos fatores. Isso porque, no verão e na primavera elas passam por períodos de crescimentos e precisam de mais água para brotar novas folhas.

Com isso, durante essas estações, as suculentas precisam ser regadas até três vezes por semana. No entanto, em épocas de frio, elas podem passar meses sem precisar de regas.

Além disso, a umidade da sua casa e o tamanho do recipiente também podem afetar nos níveis de umidade do solo. Logo, ao invés de se preocupar com um cronograma fixo para as regas, acompanhe a umidade da terra para saber qual é o tempo certo.

LEIA MAIS: Como cuidar de plantas quando for viajar? Dicas e cuidados indispensáveis

E sempre se mantenha atento(a)! Afinal de contas, as suculentas costumam demonstrar sinais quando você passa do tempo de irrigá-las. Elas ficam enrugadas e encolhidas, que são sinais claros de que estão desidratadas.

Assim, basta regá-las novamente para que elas voltem ao seu estado saudável. No entanto, folhas descoloridas e moles indicam excesso de água. Então cuidado! Pois, muita umidade pode apodrecer as suas raízes e folhas, o que é bastante difícil de recuperar.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também