Fobias caninas: Veja 4 medos mais comuns entre os cachorros!
Os pets têm medos em comum e existe um motivo para isso.
Os cachorros possuem os sentidos muito sensíveis, principalmente o olfato e a audição. Mesmo que isso seja uma maneira de fazer com que eles sobrevivam melhor no mundo, isso também faz com que eles tenham certo medo e fobia de algumas coisas.
Existem alguns sons, estímulos e situações que podem deixar nossos pets muito medrosos e assustados, e hoje trouxemos alguns dos mais comuns entre os cães. Acompanhe a seguir!
Fobias e medos mais comuns em cachorros
Medo de fogos
Os fogos de artifício são um dos barulhos que mais fazem os cachorros sentirem medo. Segundo alguns estudos da Escola de Ciências Veterinárias da Universidade de Bristol, esses sons servem como gatilho para trazer a sensação de medo aos cães.
Além de serem barulhentos, os fogos também podem trazer medo por conta do efeito visual e do cheiro que produzem.
LEIA MAIS: Benefícios de viver com pets: Veja 3 motivos irresistíveis para ter um!
Medo de escadas
Alguns cachorros podem ter medo de escadas, e isso é mais comum do que imaginamos. A escada é um item da casa que normalmente não permitimos que os filhotes tenham acesso, e quando ficam maiores, acabam tendo medo porque não estão familiarizados com a escada.
Como consequência, os cachorros passam a fazer uma associação negativa com a escada, tendo medo de enfrentá-la algumas vezes.
O que você pode fazer para ajudar seu cachorro é ter paciência, mostrar a ele ainda filhote como deve subir ou descer a escada, evitando que ele suba ou desça muito rápido para evitar acidentes.
Medo de tempestades
Assim como acontece com os fogos de artifício, muitos cachorros também podem ter medo de tempestades, principalmente por conta do barulho que produzem.
Os cachorros possuem uma audição muito aguçada e sensível, e por isso, quando a chuva é muito forte, pode causar barulhos altos de trovões, o que assusta os pets.
Em alguns estudos feitos, pode-se observar que o barulho do trovão é uma das partes que fazem com que o medo de tempestades seja tão comum em cachorros. O vento, a mudança na atmosfera e a eletricidade no ar também são alguns motivos de medo.
LEIA TAMBÉM: É normal o cachorro chorar ao receber petiscos e brinquedos?
Medo de veterinário
Quando esse medo é visto nos adultos, isso pode ser chamado de Síndrome do Jaleco Branco, e também acontece com os cachorros.
Isso porque eles ficam nervosos com a presença do médico veterinário, com os toques que eles dão, com a experiência sensorial e outros fatores.
Em um consultório veterinário, podemos observar muitos sons, sensações e cheiros diferentes que podem assustar seu cachorro, e esses estímulos fazem com que eles criem uma resistência para ir ao veterinário.