9 festas típicas da Austrália que mostram um país lindo e diverso

As festividades tradicionais do país celebram os costumes e hábitos históricos de seu povo.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

As festas tradicionais são formas expressivas de identificar o estilo de vida local, as perspectivas sociais, diferentes costumes e tradições. No caso dos australianos, as comemorações mostram como esse povo alegre vive sua cultura diversificada e hábitos históricos. Para conhecer mais sobre um dos países que mais atraem visitantes no mundo, saiba quais são as interessantes festas típicas da Austrália.

O povo australiano, assim como o brasileiro, é bem chegado em uma festa e celebrações. Com raízes europeias e aborígenes, a cultura da Austrália é alegre, variada e festiva, um dos pontos que fazem do país o símbolo da alegria. Mais do que isso, do respeito à diversidade, com abertura às mais distintas manifestações culturais. O que se vê nas incríveis festas típicas que você vai conhecer agora. 

Festas típicas da Austrália

Sydney Festival

Quando: janeiro

Festas Típicas da Austrália: Sydney Festival
Sydney Festival

Durante três semanas do mês de janeiro, Sydney “bomba” com o Sydney Festival, evento criado em 1977. Celebrando a cultura australiana, a festa tem de tudo, desde apresentações teatrais até projetos de realidade virtual. Normalmente, são mais de 800 artistas de vários países, realizando cerca de 80 shows, teatro, artes plásticas e outras manifestações relacionadas à música por toda a cidade. 

Australia Day

Quando: janeiro

Festas Típicas da Austrália: Australia Day
Australia Day (Phil Whitehouse from London, United Kingdom, aka Phillie Casablanca on Flickr, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

No dia 26 de janeiro de 1788, a frota britânica chegou à Austrália, trazendo os primeiros colonizadores do país. Para celebrar a data, foi instituído o Australia Day, um conjunto de comemorações que acontecem em toda a terra dos cangurus, com direito a desfiles cívicos, shows, atividades na praia e barcos nas orlas de cidades como Sydney e Berrys Bay. Pessoas pintam os rostos com as cores da bandeira e mostram seu patriotismo pelas ruas. 

Em Sydney, mais precisamente na Darling Harbour, artistas se reúnem à noite para cantar o hino nacional com o público. Depois, há uma queima de fogos com 30 minutos de duração. O desfile de barcos, famoso na cidade, sai do Porto. 

National Multicultural Festival Canberra

Quando: fevereiro

Festas Típicas da Austrália: National Multicultural Festival Canberra
National Multicultural Festival Canberra

A capital do país sedia o colorido National Multicultural Festival, festa realizada por uma semana celebrando a diversidade cultural. Reunindo atrações de diversas partes do mundo, incluindo China, Guatemala e Brasil, o festival traz apresentações de dança e música, além da comercialização de comida típica. 

Ah, e falando em China, a festa também celebra o Ano Novo Chinês, mediante demonstrações de dança. 

Grand Final Day

Quando: março

Festas Típicas da Austrália: Grand Final Day
Grand Final Day

Nas Ilhas Tiwi, região com quase 3 mil habitantes no território norte, acontece o Grand Final Day, importante manifestação aborígene. Lá, temos o Tiwi Art Sale, evento de arte que reúne escultores e artistas plásticos, além de peças manufaturadas pelos moradores. A ilha também é a casa de grandes estrelas do futebol australiano e acontece quando eles retornam após o campeonato. 

Byron Bay Bluesfest

Quando: Páscoa

Festas Típicas da Austrália: Vista aérea do Byron Bay Bluesfest
Vista aérea do Byron Bay Bluesfest (Evan Malcolm, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

O povo australiano adora música, o que se vê pela quantidade de eventos relacionados à arte no país. Um deles é o Byron Bay Bluesfest, realizado no feriado de Páscoa, na cidade de Tyagarah. Nele, artistas nacionais e internacionais apresentam o melhor do blues e roots em sete palcos espalhados pela área do evento. O público pode experimentar comidas típicas de vários países, além de dormir em barracas no espaço reservado para camping

Anzac Day

Quando: abril

Festas Típicas da Austrália: Anzac Day
Anzac Day

Australianos e neozelandeses celebram, no dia 25 de abril, o Anzac Day, uma homenagem aos militares que lutaram na batalha de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial. 

Neste dia, eles desembarcaram no território que pretendiam conquistar, mas após longo período de lutas, retornaram aos países trazendo consigo centenas de companheiros mortos. Por isso, são a representação do heroísmo. 

O nome da comemoração é a sigla de Australian and New Zealand Army Corps, definindo os combatentes. 

Instituída oficialmente em 1916, a data traz importantes reflexões sobre os efeitos da guerra para a sociedade. Ao longo do dia, são realizadas celebrações religiosas e a tradicional marcha dos veteranos. Sendo assim, ao contrário de outras festas, as celebrações assumem um tom mais formal e solene.  

Tjungu Festival

Quando: abril

Festas Típicas da Austrália: Tjungu Festival
Tjungu Festival

Os aborígenes são os primeiros moradores da Austrália e parte fundamental na tradição do país. No Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, fica Uluru, uma das regiões mais espiritualizadas no planeta. Lá, acontece o Tjungu Festival, festival de quatro dias que acontece no Ayers Rock Resort, no mês de abril. O evento também sedia a copa Tjungu, um campeonato de futebol australiano. 

Além das boas-vindas com uma performance de dança Inma, os visitantes provam da culinária local, conhecem bandas locais, assistem a desfiles de moda aborígene e festival de curta-metragens. 

Boxing Day

Quando: dezembro

Festas Típicas da Austrália: Boxing Day
Boxing Day

O Boxing Day é o jeito que os australianos encontraram de liquidar aquilo que não foi vendido para o Natal. No dia 26 de dezembro, os comércios promovem liquidações com descontos de até 80% em produtos e serviços. Tem gente que chega a acampar na porta das lojas para não perder tempo! 

Ainda que não seja uma celebração exclusiva do país, na Austrália, a data marca outro evento importante: a mais famosa corrida de iates do país. 

Parrtjima

Quando: abril

Festas Típicas da Austrália: Festival Parrtjima
O Festival Parrtjima decora o deserto com belas artes que maravilham seus visitantes

O Festival Parrtjima é dedicado à cultura aborígene, celebrando uma das culturas mais antigas do mundo com o suporte de tecnologias modernas. Acontece anualmente em Mparntwe (Alice Springs).

Durante o evento, artistas convidam os visitantes à experiência de ver o deserto tornar-se vivo com artes, shows de luzes e uma programação de performances, workshops, filmes, músicas e debates.


As festas típicas australianas mostram, assim como o Brasil, um país alegre e diverso. O mesmo se vê com as 11 festas populares da Venezuela, prova de que o mundo tem espaço para todos! 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.