9 festas típicas da Austrália que mostram um país lindo e diverso

As festividades tradicionais do país celebram os costumes e hábitos históricos de seu povo.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

As festas tradicionais são formas expressivas de identificar o estilo de vida local, as perspectivas sociais, diferentes costumes e tradições. No caso dos australianos, as comemorações mostram como esse povo alegre vive sua cultura diversificada e hábitos históricos. Para conhecer mais sobre um dos países que mais atraem visitantes no mundo, saiba quais são as interessantes festas típicas da Austrália.

O povo australiano, assim como o brasileiro, é bem chegado em uma festa e celebrações. Com raízes europeias e aborígenes, a cultura da Austrália é alegre, variada e festiva, um dos pontos que fazem do país o símbolo da alegria. Mais do que isso, do respeito à diversidade, com abertura às mais distintas manifestações culturais. O que se vê nas incríveis festas típicas que você vai conhecer agora. 

Booking.com

Festas típicas da Austrália

Sydney Festival

Quando: janeiro

Festas Típicas da Austrália: Sydney Festival
Sydney Festival

Durante três semanas do mês de janeiro, Sydney “bomba” com o Sydney Festival, evento criado em 1977. Celebrando a cultura australiana, a festa tem de tudo, desde apresentações teatrais até projetos de realidade virtual. Normalmente, são mais de 800 artistas de vários países, realizando cerca de 80 shows, teatro, artes plásticas e outras manifestações relacionadas à música por toda a cidade. 

Australia Day

Quando: janeiro

Festas Típicas da Austrália: Australia Day
Australia Day (Phil Whitehouse from London, United Kingdom, aka Phillie Casablanca on Flickr, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

No dia 26 de janeiro de 1788, a frota britânica chegou à Austrália, trazendo os primeiros colonizadores do país. Para celebrar a data, foi instituído o Australia Day, um conjunto de comemorações que acontecem em toda a terra dos cangurus, com direito a desfiles cívicos, shows, atividades na praia e barcos nas orlas de cidades como Sydney e Berrys Bay. Pessoas pintam os rostos com as cores da bandeira e mostram seu patriotismo pelas ruas. 

Em Sydney, mais precisamente na Darling Harbour, artistas se reúnem à noite para cantar o hino nacional com o público. Depois, há uma queima de fogos com 30 minutos de duração. O desfile de barcos, famoso na cidade, sai do Porto. 

National Multicultural Festival Canberra

Quando: fevereiro

Festas Típicas da Austrália: National Multicultural Festival Canberra
National Multicultural Festival Canberra

A capital do país sedia o colorido National Multicultural Festival, festa realizada por uma semana celebrando a diversidade cultural. Reunindo atrações de diversas partes do mundo, incluindo China, Guatemala e Brasil, o festival traz apresentações de dança e música, além da comercialização de comida típica. 

Ah, e falando em China, a festa também celebra o Ano Novo Chinês, mediante demonstrações de dança. 

Grand Final Day

Quando: março

Festas Típicas da Austrália: Grand Final Day
Grand Final Day

Nas Ilhas Tiwi, região com quase 3 mil habitantes no território norte, acontece o Grand Final Day, importante manifestação aborígene. Lá, temos o Tiwi Art Sale, evento de arte que reúne escultores e artistas plásticos, além de peças manufaturadas pelos moradores. A ilha também é a casa de grandes estrelas do futebol australiano e acontece quando eles retornam após o campeonato. 

Byron Bay Bluesfest

Quando: Páscoa

Festas Típicas da Austrália: Vista aérea do Byron Bay Bluesfest
Vista aérea do Byron Bay Bluesfest (Evan Malcolm, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

O povo australiano adora música, o que se vê pela quantidade de eventos relacionados à arte no país. Um deles é o Byron Bay Bluesfest, realizado no feriado de Páscoa, na cidade de Tyagarah. Nele, artistas nacionais e internacionais apresentam o melhor do blues e roots em sete palcos espalhados pela área do evento. O público pode experimentar comidas típicas de vários países, além de dormir em barracas no espaço reservado para camping

Anzac Day

Quando: abril

Festas Típicas da Austrália: Anzac Day
Anzac Day

Australianos e neozelandeses celebram, no dia 25 de abril, o Anzac Day, uma homenagem aos militares que lutaram na batalha de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial. 

Neste dia, eles desembarcaram no território que pretendiam conquistar, mas após longo período de lutas, retornaram aos países trazendo consigo centenas de companheiros mortos. Por isso, são a representação do heroísmo. 

O nome da comemoração é a sigla de Australian and New Zealand Army Corps, definindo os combatentes. 

Instituída oficialmente em 1916, a data traz importantes reflexões sobre os efeitos da guerra para a sociedade. Ao longo do dia, são realizadas celebrações religiosas e a tradicional marcha dos veteranos. Sendo assim, ao contrário de outras festas, as celebrações assumem um tom mais formal e solene.  

Tjungu Festival

Quando: abril

Festas Típicas da Austrália: Tjungu Festival
Tjungu Festival

Os aborígenes são os primeiros moradores da Austrália e parte fundamental na tradição do país. No Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, fica Uluru, uma das regiões mais espiritualizadas no planeta. Lá, acontece o Tjungu Festival, festival de quatro dias que acontece no Ayers Rock Resort, no mês de abril. O evento também sedia a copa Tjungu, um campeonato de futebol australiano. 

Além das boas-vindas com uma performance de dança Inma, os visitantes provam da culinária local, conhecem bandas locais, assistem a desfiles de moda aborígene e festival de curta-metragens. 

Boxing Day

Quando: dezembro

Festas Típicas da Austrália: Boxing Day
Boxing Day

O Boxing Day é o jeito que os australianos encontraram de liquidar aquilo que não foi vendido para o Natal. No dia 26 de dezembro, os comércios promovem liquidações com descontos de até 80% em produtos e serviços. Tem gente que chega a acampar na porta das lojas para não perder tempo! 

Ainda que não seja uma celebração exclusiva do país, na Austrália, a data marca outro evento importante: a mais famosa corrida de iates do país. 

Parrtjima

Quando: abril

Festas Típicas da Austrália: Festival Parrtjima
O Festival Parrtjima decora o deserto com belas artes que maravilham seus visitantes

O Festival Parrtjima é dedicado à cultura aborígene, celebrando uma das culturas mais antigas do mundo com o suporte de tecnologias modernas. Acontece anualmente em Mparntwe (Alice Springs).

Durante o evento, artistas convidam os visitantes à experiência de ver o deserto tornar-se vivo com artes, shows de luzes e uma programação de performances, workshops, filmes, músicas e debates.


As festas típicas australianas mostram, assim como o Brasil, um país alegre e diverso. O mesmo se vê com as 11 festas populares da Venezuela, prova de que o mundo tem espaço para todos! 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais