4 chaves para a felicidade enquanto envelhecemos

Confira o que os idosos andam fazendo atualmente.

Felicidade na velhice pode parecer algo distante para muitas pessoas, em especial quando se fala em vida moderna e solidão. No entanto, algumas dicas mostram que é possível ser feliz ao envelhecer.

Futuro mostra tendência de envelhecimento

Estimativas da ONU apontam que a população mundial com mais de 65 anos pode chegar a 1,6 bilhão em 2050, o que requer esforços conjuntos no desenvolvimento de apoio e bem-estar para idosos.

Nesse sentido, além das iniciativas de caráter público, é preciso que esta população conheça quais são suas obrigações quando se fala na busca por um envelhecimento saudável, feliz e não solitário.

A seguir, veja os segredos fundamentais para proporcionar felicidade na velhice e tornar essa etapa da vida ainda mais significativa.

LEIA MAIS: 4 hábitos essenciais para se manter jovem e saudável

4 chaves para felicidade enquanto envelhecemos

Tenha vida social

É comum que os círculos sociais tenham a tendência de diminuição com o passar dos anos. Mas, quando se fala em idosos, é preciso reverter esse cenário.

Isso porque a solidão está diretamente relacionada ao aumento de ansiedade e doenças como depressão em todas as idades, mas em especial na população idosa.

Assim, se engajar em grupos e atividades que exijam ação pode melhorar sua vida social e saúde mental.

Busque conhecimento

Uma das formas de evitar o declínio cognitivo característico dessa idade é buscar conhecimento e aprendizado, visando manter as conexões e vitalidade do cérebro.

Assim, não deixe o conhecimento de lado e busque aprender sempre. Mesmo que seja com jogos de caça-palavras, jogo da memória ou um novo idioma.

Exercite-se

A saúde do corpo é fundamental para manter a saúde dos idosos. Afinal, um corpo saudável permite que a pessoa consiga se locomover e realizar as demais atividades. Portanto, não negligencie as caminhadas ao ar livre ou o convite para aquele grupo de dança.

LEIA MAIS: 5 maus hábitos que destroem nosso cérebro aos poucos

Pratique atividades voluntárias

O hábito de fazer o bem para os outros é uma das formas mais poderosas de aumentar a sensação de pertencimento, propósito e bem-estar. Nesse sentido, busque uma atividade voluntária que faça sentido para você e aproveite o tempo livre para contribuir com o crescimento de outras pessoas.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também