10 fatos e curiosidades sobre Fiji que vão te surpreender

Composto por mais de ilhas, um dos fatos sobre Fiji é que sua formação majoritariamente vulcânica

O turismo nos países banhados pelo Oceano Pacífico sem dúvidas deve seu crescimento ao cenário paradisíaco das praias. Entre os roteiros buscados, estão as ilhas Fiji que, na verdade, são mais que simplesmente um destino de praia. O que é facilmente comprovado pelos fatos e curiosidades sobre Fiji que vão te surpreender.

Fiji fica no Oceano Pacífico, mais precisamente entre o Havaí e a Nova Zelândia. Seu território ocupa cerca de 18.274 km²  no Oceano Pacífico e é um dos países mais populares da região. Um dos motivos para isso é o povo acolhedor e caloroso, graças à cultura local que enfatiza a amizade. Por isso, os moradores são tão receptivos aos estrangeiros.

Esse pessoal está nas ilhas há centenas de anos, inicialmente representado pelo povo nativo. Depois, vieram os colonizadores europeus. Como resultado, temos um país que ostenta uma fusão de culturas e natureza abundante.

Curiosidades sobre Fiji: surpreenda-se com o país insular

Fiji é composto por mais de 300 ilhas

Antes de mais nada, é preciso contextualizar como o território de Fiji é formado. Uma de suas principais curiosidades é ser composto por 332 ilhas, sendo quatro principais: Viti Levu, Vana Levu, Ono-i-Lau e Kadavu Island. É nelas que a maior parte da população se concentra.  

  • Viti Levu: a maior das ilhas, tem 10.388,44 quilômetros quadrados de área e abriga a capital, Suva.
  • Vana Levu: com 5.587,1 quilômetros quadrados, fica a 64 km ao norte de Viti Levu.
  • Oo-i-Lau: a coleção de ilhas cercadas pelo recife, as ilhas Lau, que formam a terceira maior área insular de Fiji. Sua área é de 450 km².
  • Ilha Kadavu: por fim, a quarta maior ilha, com 411 km².

 Além das ilhas principais, há cerca de 500 ilhotas. A formação destas ilhas é vulcânica e estimativas dão conta de que começaram a surgir há cerca de 150 milhões de anos.

LEIA MAIS: Como acumular milhas mais rápido? 4 dicas fundamentais!

Fiji tem três idiomas oficiais

Outro fato interessante sobre Fiji é ter três línguas oficiais: inglês, hindi e iTaukei. A última é a língua nativa, falada como primeiro ou segundo idioma pela maioria dos nativos indígenas, que compõem 54% da população. Uma vez que aproximadamente 37% da população tem ascendência indiana, essa parcela fala principalmente o hindi.

Os descendentes de indianos vieram principalmente das regiões de Uttar Pradesh e Bihar para trabalhar na indústria.

Finalmente, a língua inglesa chegou ao país pela colonização britânica e até foi considerada a língua oficial até 1997. Atualmente, o inglês é usado no governo, educação e negócios. Aliás, o país permaneceu sobre o controle britânico por quase um século a partir de 1874, após a assinatura do Termo de Concessão.

Por isso, ainda há um impacto grande do domínio britânico, principalmente na bandeira nacional, além dos sistemas jurídico e parlamentar.

A bebida tradicional de Fiji é o kava

Todo país tem sua bebida oficial e, no caso de Fiji, é o kava. Na verdade, há toda uma tradição no ato de beber o kava. A bebida, amarga, vem de uma raiz cultivada em todas as ilhas do Pacífico. Trata-se de uma planta medicinal conhecida pelos efeitos sedativos e anestésicos. Ok, mas como a bebida é produzida?

A raiz de kava é seca e depois moída para, em seguida, ser misturada com água para consumo. Esta mistura de bebida é conhecida como “grogue” com muitas propriedades curativas, para insônia, dor de cabeça e estresse. Ah, e a raiz pertence à família da pimenta.  

Fiji é um país vulcânico

O país é composto por uma verdadeira rede de vulcões, boa parte ainda ativa. A última erupção, entretanto, aconteceu há 500 anos, no Monte Taveuni. Já Nabukelevu registrou movimentos explosivos em 1660.

A questão é que se observa uma intensa vegetação selvagem no país, resultado exatamente do solo vulcânico.

Fiji tem uma fauna bastante peculiar

Um dos mais interessantes fatos sobre Fiji é sua fauna peculiar. O morcego-cara-de-macaco é um animal endêmico das Ilhas Fiji, descoberto em 1976 por William e Ruth Beckon. O mamífero voador pesa de 222 a 362 gramas com olhos laranja bem característicos. Porém, até hoje, só foram registrados seis avistamentos porque o animal habita florestas no alto das montanhas.

Fiji também tem dois sapos como animais endêmicos – a rã arborícola e a rã de pele enrugada. Ambas habitam matas próximas a lagos e lagoas. Outra curiosidade de Fiji que diz respeito a animais são os crocodilos que saltam de uma ilha para outra. Ele usa a maré e as correntes para literalmente surfar nas ondas e chegar a longas distâncias.         

Por fim, a cobra do mar, caracterizada pelas listras brancas e pretas, pode até ser relativamente dócil. Porém, seu veneno é 20 vezes mais forte do que das cobras terrestres. Por sorte, ela só ataca quando se sente ameaçada e, ainda assim, o tamanho pequeno de sua boca não consegue morder humanos. Mas, não vale arriscar, né?

O canibalismo era comum nas ilhas Fiji

Uma das curiosidades de Fiji – e das mais macabras, diga-se de passagem – é ter sido conhecida, no passado, como Ilhas Canibais. A alcunha é resultado de nativos canibais que ali habitavam e a prática persistiu até o século XIX. Para se ter uma ideia, o chefe Ratu Udre Udre bateu o recorde por ter comido de 872 a 999 pessoas em toda a sua vida!    

Vários sítios arqueológicos trazem evidências de que a prática era amplamente prevalente na ilha. O reverendo Thomas Baker, um missionário metodista, e sete de seus seguidores foram as últimas vítimas registradas de canibalismo em Fiji. A razão exata do canibalismo, entretanto, ainda não foi identificada.

Porém, algumas teorias surgiram para explicá-lo. Por exemplo, ter o controle sobre seus inimigos ou adquirir o conhecimento da pessoa “comida”.

Um dos pratos populares se parece com ceviche

Um dos pratos nacionais de Fiji, o Kokoda, é feito de peixe cru, bem parecido com o ceviche. O peixe é marinado em uma mistura de leite de coco, chili, cebolas e limão. O cozimento fica por conta da acidez, fazendo do peixe um prato seguro. Normalmente, é servido dentro do coco ou na casca de abacaxi.

A cozinha fijiana, aliás, é famosa em todo o mundo devido ao seu sabor, bem como aos métodos utilizados na sua preparação. Um deles é o uso de poços subterrâneos, os lovo pits. Estes locais são indicados para preparar grandes quantidades de alimentos, pois são excepcionalmente eficientes.

Fiji inventou a tradição de andar sobre a fogueira

Sabe aquele desafio de caminhar sobre a brasa? Pois é, vem das ilhas Fiji! De fato, apesar de parecer dolorosa, a prática ainda é bem comum por lá. Segundo a tradição, há cerca de 500 anos, um jovem da vila de Nakarovu recebeu a missão de trazer uma enguia para o chefe. Na caçada, encontrou um deus que assumiu a forma de um homem pedindo ajuda.

O senhor ofereceu a capacidade de controlar o fogo em troca de seus serviços. Ou seja, ele poderia andar por cima do fogo. Até hoje, os habitantes da ilha acreditam que esse poder foi transmitido por gerações sendo praticado durante cerimônias.

LEIA TAMBÉM: 15 vulcões ativos pelo mundo – você tem coragem de visitar?

Dente de baleia é uma prova de amor

Uma curiosidade sobre Fiji é que, se você quiser pedir alguém em casamento, você deve presentear a pessoa com um dente de baleia cachalote. A ato é considerado uma forma respeitosa de demonstrar seu amor. Aliás, quanto mais dentes o presente tiver, mais valioso.  

O rugby é um esporte nacional é Fiji

Mais uma das marcas da colonização britânica é a adoção do rugby como um esporte nacional. Atualmente, a seleção de Fiji é uma das mais bem-sucedidas do mundo. Para se ter uma ideia, conquistaram ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, além e vencer o Hong Kong Sevens 15 vezes. 

Então, você conhecida tantos fatos e curiosidades sobre Fiji? Confira outras listas interessantes, como os países onde não existe Coca-Cola.   

Você pode gostar também