4 fatores que aumentam o valor de seguro do seu carro – Confira!

Existem alguns fatores que influenciam diretamente no aumento do preço do seguro dos automóveis. Confira aqui!

O sonho de grande parte dos brasileiros é conquistar a casa própria e conseguir, também, comprar um automóvel. Possuir um carro é uma das melhores formas de conseguir conforto quando o assunto é o deslocamento, visto que os transportes públicos podem ser extremamente estressantes dependendo dos horários no qual o trabalhador precisa pegá-los; geralmente horários de pico.

Além disso, quando alguém decide comprar um carro, é necessário, também, optar por um seguro para o seu automóvel, visto que isso pode ser um diferencial caso um dia ocorra algum acidente com o seu veículo. Na realidade, existe algo fundamental que as pessoas precisam entender: embora a grande maioria acredite que o seguro é feito por uma média padrão, a realidade é que existem sim algumas condições que podem afetar diretamente o valor do seguro do carro, podendo diminuir ou crescer, ou seja, pode variar bastante. Veja aqui quais são os fatores que fazem o preço do seguro crescer. Confira aqui!

Fatos que influenciam diretamente no valor do seguro do carro

A idade do motorista pode influenciar diretamente no valor do seguro!

De fato, a idade é um dos fatores principais para mensurar o valor do seguro. Isso ocorre levando em consideração que os índices de acidentes acabam se mostrando maiores entre os sujeitos mais novos, motoristas entre os 18 e 25 anos de idade. Esse faixa etária acaba pagando mais caro nos seguros do que os sujeitos que possuem 25 anos de idade ou mais.

LEIA MAIS: Confira 10 Infrações que podem suspender sua CNH!

O sexo do motorista também contribui para o aumento do seguro!

Ao ler o título, essa premissa pode parecer um tanto controversa. No entanto, os índices apontam que os homens possuem muito mais chances de envolver-se em acidentes de carros. Levando isso em consideração, as empresas de seguro, majoritariamente, acabam cobrando mais um valor maior no seguro do carro dos homens do que das mulheres, que, por suas vez, possuem menos chances de envolverem-se em acidentes de carro.

A utilização do veículo também conta muito na hora de decidir o valor do seguro do carro!

De fato, as seguradoras levam em consideração o fato do motorista utilizar seu carro para trabalhar – isso no caso dos vendedores, representantes comerciais, entre outras profissões – ou utilizar somente o carro para locomoção e lazer pessoal. Quando o motorista utiliza o seu veículo somente de forma particular, o valor do seguro é menor. No entanto, quando esse veículo é utilizado para fins comerciais, consequentemente entende-se que esse veículo possui muito mais chances de acabar envolvendo-se em um acidente. Levando essa premissa em consideração, as seguradoras acabam aumentando o valor do seguro do veículo.

LEIA TAMBÉM: Quem paga os danos em um engavetamento? Descubra agora mesmo!

O modelo do veículo também influencia fortemente no valor do seguro do carro!

De fato, é fundamental deixar claro que o fator “modelo” é um dos que mais influencia no preço do seguro. Isso ocorre, levando em consideração que em determinadas regiões, certos veículos são mais almejados por criminosos e pessoas mal intencionadas. Tendo em vista que alguns modelos são mais atacados com frequência pelos criminosos, isso acaba influenciando diretamente no aumento do valor do seguro do carro, pois os riscos cresce demasiadamente. Além disso, o modelo do carro também influencia diretamente nas peças do veículo. Alguns modelos precisam de peças importadas, o que acaba deixando os custos mais caros. Nesse caso, o preço do frete aumenta e o seguro acompanha esse aumento.

Você sabia desses fatores que influenciam no valor de seguro do carro? Continue explorando o Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.

Você pode gostar também