Famosa capital da Europa é agora a cidade mais poderosa do mundo!

Turismo contribuiu de forma significativa para esse resultado

No geral, ao pensar em uma cidade muito visitada por turistas, Paris é sem dúvida a que mais se destaca. No entanto, quando falamos de “cidades poderosas”, ela acaba cedendo lugar para ícones como Nova Iorque, Tóquio ou Londres.

Ainda assim, uma pesquisa classificou a capital francesa como a cidade mais influente do mundo, surpreendendo especialistas de todo o mundo.

Por que Paris?

De acordo com o WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), Paris ficou em primeiro lugar entre as cidades que mais contribuíram para a economia mundial. O órgão levantou dados interessantes, como o fato de que o turismo injetou mais de 35 milhões de dólares na economia francesa em 2022. Para os especialistas, isso está acima da realidade de qualquer outra capital.

Além disso, sua relevância cultural na Europa, contribuição para o mundo das artes e marcos famosos, como a Torre Eiffel, foram os responsáveis por colocá-la no topo da lista. No entanto, o Conselho também aponta que Paris perderá sua posição em alguns anos, mas não para outra cidade europeia ou norte-americana.

As próximas cidades mais influentes do mundo

Com o avanço da China como uma das maiores economias do mundo, é bastante provável que sua capital, Pequim, assuma o lugar de Paris nesta próxima década. Afinal, o turismo já é responsável por 34 milhões de dólares do PIB de Pequim, sendo que grande parte desse valor é proveniente dos próprios chineses.

Com a internacionalização dos países, a expectativa é que esse valor chegue a 77 milhões de dólares nos próximos 10 anos. Além disso, outras cidades importantes da China, como Macau e Xangai, também devem subir na classificação em um futuro próximo.

Outro fator interessante é que, ao contrário do que muitos pensam, Nova Iorque não é a cidade mais bem classificada entre as cidades americanas. Na verdade, Orlando assume essa posição, classificando-se em terceiro lugar na lista do WTTC.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também