5 extensões populares do Chrome que roubam seus dados – para você deletar!

Conheça agora algumas extensões que podem estar prejudicando a sua máquina

O Google Chrome é um dos navegadores mais populares do mundo e conta com uma série de ferramentas que tornam seu uso mais prático ou agradável. Entre elas, as extensões podem mudar completamente a forma como consumimos conteúdo na internet, trazer mais segurança e tornar as interações com as páginas mais prazerosas. Entretanto, algumas delas, mesmo populares, podem colocar o seu computador em perigo. Conheça abaixo algumas extensões do Chrome que são malwares.

As extensões do Chrome que são malwares

Antes de tudo, é importante entender que a McAfee, uma empresa especializada em cibersegurança, identificou 5 extensões bem populares, mas que estão roubando os dados dos seus usuários. Algumas delas, como a Netflix Party são um grande sucesso e são utilizadas diariamente por milhares de pessoas. São mais de 800 mil instalações para participar de sessões de filmes ou séries com conhecidos.

Booking.com

LEIA MAIS: Seja mais focado: 8 extensões do Google Chrome que vão te ajudar!

As outras são: Netflix Party 2 (sucessor da primeira versão), FlipShope – Price Tracker Extension, Full Page Screenshot Capture — Screenshotting e Autobuy Flash Sale. Apesar de cumprirem suas tarefas, elas acabam executando algumas interações imperceptíveis pelos internautas. Por conta disso, acabam não sendo consideradas prejudiciais por quem não entende do assunto.

Assim, cada vez que seus usuários navegam por novas páginas, a extensão envia o URL desse local de acesso para um servidor remoto. Lá, há uma verificação se o código da receita do afiliado pode ser aplicado na compra de produtos/serviços. Dessa forma, conseguem retirar parte da receita dessas transações. Inclusive, algumas delas podem esperar até 2 semanas para começar a injetar os códigos de afiliados para não levantar suspeita inicial.

LEIA MAIS: 4 extensões do Gmail que você deveria aproveitar – Conheça!

Como o Google lida com os malwares?

Os desenvolvedores da Big Tech estão sempre trabalhando em soluções para bloquear e punir as extensões maliciosas. Para isso, utilizam novas tecnologias de detecção de malwares, como o Manifest V3, que já se provou eficaz para bloquear alguns comportamentos.

Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem.

Você pode gostar também