ETIAS: Formulário e taxa para turistas na Europa é adiado (de novo)

Brasileiros respiram aliviados com o novo informativo do ETIAS.

Os viajantes que curtem passeios pela Europa podem respirar aliviados: a saga da implementação do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) ainda está em andamento.

A estimativa mais atualizada para sua entrada em vigor aponta para o início de 2025 (já foram tantas datas que perdemos a conta).

É importante destacar que, quando o ETIAS estiver em pleno funcionamento, todos os imigrantes (sem visto) que desejarem visitar os países do Espaço Schengen precisarão preenchê-lo e obter a autorização correspondente. Confira a seguir, para mais detalhes!

LEIA MAIS: 5 erros de viagem que podem fazer você perder dinheiro

Qual foi a justificativa para tanto atraso do ETIAS?

Conforme a Comissão Europeia, os adiamentos na implementação do ETIAS são resultado do atraso no início das operações do Sistema de Entrada/Saída (EES), outra questão com o propósito de melhorar a proteção nas fronteiras do Bloco.

Portanto, a expectativa inicial era de que o EES se tornasse operacional ainda este ano, mas ainda não se sabe ao certo a data, visto que o ano já está chegando ao fim.

Com isso, a nova estimativa é de que o ETIAS entre em vigor apenas no mês 5 do próximo ano (2025). Dessa forma, o que nos resta é aguardar!

Do que se trata o ETIAS?

De modo geral, o ETIAS, ou Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, é uma iniciativa apresentada pela Delegação Europeia no mês 11 de 2016 e incorporada à lei da Europa nos dois anos seguintes.

Diante disso, seu propósito é elevar a proteção no Bloco e combater a imigração irregular, registrando e autorizando a entrada de estrangeiros em países do Espaço Schengen.

Sendo assim, com essa nova ferramenta, tanto os turistas que saem do Brasil quanto aqueles de outros 61 países terão obrigação de preencher um formulário antecipado e pagar uma taxa de 7€ (aproximadamente R$ 36 na cotação atual).

LEIA TAMBÉM: ‘Voa Brasil’;: Inclusão de estudantes e rotas internacionais entram em pauta – Saiba mais!

É importante destacar que o funcionamento do ETIAS será semelhante aos modelos americanos (ESTA), que permite a visita aos EUA sem a necessidade de um visto convencional.

De maneira bem similar, o sistema de visto eletrônico do chamado eTA. Contudo, é bastante simples de se conseguir.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também