Estresse no trabalho pode causar doenças psicológicas e direito a auxílio-doença do INSS; entenda!

Os trabalhadores contribuintes têm este direito.

O Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), responsável pela previdência no Brasil, oferece assistência a milhões de pessoas. São cerca de 37 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria, pensão e outros auxílios diversos da instituição. Mas, o que muita gente não sabe é que entre esses auxílios está o auxílio-doença. Mais ainda, por doença psicológica. Saiba mais a seguir.

Para quais doenças psicológicas é possível receber assistência?

Poderão receber o auxílio-doença do INSS os trabalhadores que comprovarem que convivem com alguma doença psicológica. A lista apresenta cerca de 30 doenças, mas as mais comuns são burnout, depressão e transtorno de ansiedade.

Além disso, a Síndrome do Esgotamento Ocupacional ou Profissional, popularmente conhecida como burnout, é caracterizada pelo principal sintoma de fadiga extrema relacionada ao trabalho, acompanhada de sintomas de exaustão física, mental e emocional

A estimativa é que 4 em cada 10 trabalhadores brasileiros têm burnout. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), 30% dos trabalhadores tiveram ou apresentam a doença. Isso contribui para colocar o Brasil entre um dos países com mais casos de burnout no mundo. A depressão vem logo atrás, acometendo cerca de 12% dos trabalhadores brasileiros.

LEIA MAIS:

Como conseguir o auxílio?

O auxílio-doença do INSS é concedido em casos de tratamento e reabilitação do trabalhador após o diagnóstico. Além disso, com período de reclusão. É uma determinação que serve tanto para doença física quanto mental e psicológica.

Para ter o benefício, o trabalhador com doença psicológica deve passar por perícia médica do INSS. Além disso, precisa ter contribuído à instituição por no mínimo 12 meses. A solicitação deve ser feita durante os 15 dias de afastamento do trabalhador por motivos de saúde. Veja o passo a passo de como fazer no aplicativo de celular Meu INSS:

  1. Após fazer o login no aplicativo, selecione “Benefícios” na aba de serviço
  2. Selecione a opção “Auxílio-doença”
  3. Preencha o formulário que aparece na tela e agende a data da perícia médica
  4. Anexe os documentos solicitados
  5. Conclua a ação e gere o comprovante de agendamento.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também