Estes são os carros menos seguros no Brasil no ano, segundo o Latin N-Cap

Resultados preocupantes revelam falhas de segurança em dois modelos automotivos, destacando a importância da revisão de padrões de proteção veicular

Em uma análise recente conduzida pelo conceituado órgão de segurança veicular Latin N-Cap, foi constatado que os modelos Citroën C3 e Jac E-JS1 são os carros menos seguros do Brasil, o que levanta preocupações sobre a eficácia dos padrões de segurança desses veículos.

Importante ressaltar que essa classificação leva em conta apenas os testes validados no intervalo dos últimos 12 meses.

Citroën C3: Limitações de segurança

A versão mais básica do Citroën C3 2023 vem equipada com recursos básicos, como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica e rodas de 15 polegadas.

No entanto, o Latin N-Cap apontou diversos problemas que comprometem a segurança do veículo, como sua estrutura instável, eficácia insuficiente na proteção contra colisões frontais e laterais, e ausência de alerta para uso dos cintos de segurança.

Além disso, foram identificadas preocupações em relação à segurança do peito do motorista, instabilidade na área dos pés e desempenho inadequado na proteção contra lesões no pescoço em casos de colisões traseiras.

Jac E-JS1: Desempenho questionável em segurança

Com 62 cv de potência, torque de 15,3 kgfm e uma série de especificações técnicas voltadas para a mobilidade urbana, o Jac E-JS1 parece ser uma opção interessante.

No entanto, o Latin N-Cap identificou deficiências que colocam esse veículo entre os menos seguros do país. A ausência do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) é uma das principais preocupações, juntamente com a instabilidade em caso de colisões frontais.

Além disso, a estrutura do veículo mostrou-se ineficiente na proteção da área dos pés e a proteção torácica foi considerada insatisfatória, aumentando o risco de ferimentos graves. A reprovação do sistema de corte de emergência agrava as preocupações com a segurança do Jac E-JS1.

Essas descobertas levantam questões fundamentais sobre os padrões de segurança adotados pelos fabricantes de automóveis, evidenciando a necessidade urgente de uma revisão abrangente para garantir a proteção adequada dos ocupantes dos veículos.

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