Estas são as melhores cidades para abrir o seu próprio negócio no Brasil em 2023

Confira o ranking das 20 melhores cidades para empreender no Brasil em 2023.

Você já pensou na importância de avaliar cuidadosamente as variáveis de um local antes de iniciar um empreendimento? Avaliar as variáveis do local envolve analisar diversos fatores, como o mercado, a concorrência, a infraestrutura, a cultura local, entre outros. Por isso, hoje falaremos sobre as cidades para empreender.

Conheça os critérios importantes

Essa pesquisa, realizada pela Enap em parceria com a Endeavor, é publicada anualmente e avalia sete critérios importantes para quem quer empreender.

Eles consistem em infraestrutura, cultura, capital humano, inovação, mercado, acesso a capital e ambiente regulatório.

O ICE de 2023 trouxe uma grata surpresa ao destacar três cidades brasileiras que tiveram um avanço significativo em relação ao ano anterior.

Aparecida de Goiânia, Boa Vista e Brasília se destacaram pelo salto de posições no ranking, o que reflete melhorias nas condições para investir nessas localidades.

Brasília: incentivo ao empreendedorismo

Brasília saltou do 69º para o 4º lugar. Esse avanço se deve, em grande parte, às melhorias no ambiente regulatório, como a redução da alíquota interna do ICMS e a simplificação dos processos burocráticos.

Essas mudanças tornaram mais fácil para os empreendedores abrir e manter seus negócios, além de aumentar sua rentabilidade.

Além disso, Brasília continua se destacando na infraestrutura.

Aparecida de Goiânia: o crescimento do interior

Localizada em Goiás, a cidade obteve um avanço notável, saindo do 65º para o 35º lugar. O município do interior do país apresentou melhorias significativas no ambiente regulatório e na cultura empreendedora.

Houve diminuição na duração de tramitação de processos e simplificação tributária, além do crescimento do interesse da população nativa pelo empreendedorismo.

Boa Vista: cultura empreendedora em ascensão

Boa Vista pulou do 47º para o 6º lugar. Esse avanço se deve, principalmente, ao destaque da cidade no item cultura empreendedora.

A população da cidade está cada vez mais interessada em empreender, e as principais instituições que dão apoio ao ramo têm desempenhado um papel fundamental nesse sentido.

Esses exemplos mostram a importância de avaliar cuidadosamente as variáveis de um local antes de empreender. Cada cidade possui suas particularidades e fatores que podem influenciar diretamente no sucesso do seu negócio.

É essencial analisar o mercado, a concorrência, a infraestrutura, o acesso ao capital, a inovação, o capital humano e a cultura empreendedora.

Confira agora o ranking geral

  1. São Paulo (SP)
  2. Florianópolis (SC)
  3. Joinville (SC)
  4. Brasília (DF)
  5. Niterói (RJ)
  6. Boa Vista (RR)
  7. Curitiba (PR)
  8. Rio de Janeiro (RJ)
  9. Macapá (AP)
  10. Goiânia (GO)
  11. Osasco (SP)
  12. Jundiaí (SP)
  13. Blumenau (SC)
  14. Porto Alegre (RS)
  15. Palmas (TO)
  16. São Bernardo do Campo (SP)
  17. São José dos Campos (SP)
  18. Belo Horizonte (MG)
  19. Santo André (SP)
  20. Maringá (PR)

Gostou deste texto e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também