Escassez de mão-de-obra! Espanha à procura de trabalhadores para hotéis, restaurantes e turismo

Setores de turismo e hospitalidade enfrentam desafios causados pela pandemia da COVID-19.

O turismo é uma das principais indústrias da Espanha e contribui significativamente para sua economia. No entanto, a pandemia da COVID-19 criou grandes desafios para o setor, incluindo a escassez de trabalhadores na indústria da hospitalidade.

Isso porque, à medida que o país se prepara para receber um número recorde de turistas em suas praias ensolaradas, cidades históricas e outros destinos turísticos populares neste verão, a falta de trabalhadores pode ameaçar o aumento do turismo.

Espanha precisa de garçons

Como mencionado, a Espanha está enfrentando uma situação complexa. Afinal, a falta de trabalhadores na indústria da hospitalidade está ameaçando o aumento do turismo no país.

Número recorde

Apesar da projeção de aumento de preços em até 20% neste verão, a Espanha espera receber um número recorde de turistas em suas praias, cidades históricas e outros destinos turísticos famosos.

LEIA MAIS: Ler notícias ruins realmente faz mal – Veja o que elas podem causar em você!

Falta de trabalhadores

No entanto, a pandemia é responsável tanto pela ânsia em viajar quanto pela falta de confiança e entusiasmo dos trabalhadores na indústria da hospitalidade. Assim, criou-se uma situação em que esse setor enfrenta o desafio de encontrar trabalhadores suficientes para atender à demanda.

Dados da Aliança Espanhola de Hotéis revelaram que as reservas para a semana da Páscoa, por exemplo, aumentaram 20 pontos em relação ao ano passado, e a ocupação neste verão deve exceder 90%. Isso significa que a Espanha precisará de pelo menos 60.000 trabalhadores adicionais no setor de turismo e hospitalidade para lidar com a demanda, de acordo com estimativas da empresa de recursos humanos Randstad.

Campanhas para trabalhadores

Nesse sentido, empresas líderes, como a Meliá, estão lançando campanhas nas redes sociais em busca de jovens talentos para trabalhar. Além disso, as escolas de hospitalidade em Madri estão garantindo empregos para alunos que se formarem — se quiserem.

LEIA TAMBÉM: Quer ser feliz no trabalho? Conheça os 5 empregos mais gratificantes do mundo!

Incerteza econômica

Embora haja preocupação com a inflação e a incerteza econômica e política global, é certo dizer que a Espanha pode experimentar sua melhor e pior temporada de turismo até agora.

Logo, a situação atual apresenta um desafio significativo para o setor, que precisa encontrar uma solução para garantir que a indústria atenda às necessidades dos turistas e, concomitantemente, ofereça oportunidades de emprego aos trabalhadores locais.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também