É obrigatório imprimir o documento do carro? Veja quais levar consigo!

Confira quais são os documentos que um motorista deve levar consigo e evite multas.

“Imprimir o documento do veículo ainda é necessário?”. Essa é uma pergunta que muitos motoristas costumam fazer, visto que muitas coisas já mudaram nessa era digital em que estamos vivendo. Nesse sentido, fazer com que documentos também tenham uma versão digital foi algo que tornou tudo mais prático, visto que as pessoas não precisam mais andar cheias de papéis e não correm mais o risco de esquecê-los ou perdê-los.

Assim, muitos documentos já estão no formato digital hoje em dia, mas será que isso basta? Como essas perguntas ainda são comuns, neste artigo falaremos sobre quais são os documentos obrigatórios para motoristas. Acompanhe a seguir!

Documentos obrigatórios

Antes os documentos vinham impressos, no chamado “formato físico”. Atualmente, entretanto, muitos deles já estão disponíveis no formato digital. Entre esses documentos, está a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que ainda é disponibilizada no formato físico, sendo preciso que você a renove.

Porém, já estão também disponíveis no formato digital, por meio de aplicativo, a CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é a permissão para que você utilize o seu veículo pelas ruas, e o CRV (Certificado de Registro do Veículo).

CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)

Esse é um documento que deve ser atualizado por meio de um pagamento anual, segundo a tabela de licenciamento do DETRAN. No passado, era obrigatório que os motoristas imprimissem e andassem com ele no formato físico, o que era um grande sofrimento.

Porém, hoje em dia, a emissão desse documento tornou-se totalmente digital para facilitar a vida dos motoristas. Ele continua funcionando da mesma forma e com as mesmas regras que já haviam no formato físico.

CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Já a CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como carteira de motorista pela maioria das pessoas. Esse documento atesta que uma pessoa tem aptidão para conduzir aquele determinado veículo.

LEIA MAIS: 10 novos itens obrigatórios que carros terão até 2030 – Veja quais são eles!

Documentos não obrigatórios

Como documentos não obrigatórios, temos:

CRV

É um documento de porte não obrigatório, sem prazo de validade, sendo mais utilizado no momento da venda ou da negociação do carro.

RENAVAM

Esse documento identifica tudo aquilo que acontece com o seu carro, como emplacamento, troca de cor da pintura, mudança de dono e até mesmo furtos. Todo motorista tem um, mas seu porte não é obrigatório.

IPVA

Esse é um documento que deve ser pago anualmente, pois é o imposto em cima do seu veículo. O motorista deve manter esse débito em dia e guardar todos os comprovantes de pagamento, mas não é necessário que o motorista ande com ele.

LEIA TAMBÉM: Bicicletas elétricas precisam de habilitação? Saiba quando ela passa a ser exigida!

DPVAT

Esse é um seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres. Ele também deve ser pago anualmente e o motorista também deve guardar os seus comprovantes de pagamento.

Se você gostou dessas informações, continue navegando no Rotas de Viagem e veja muitas outras!

Você pode gostar também