Docs, Sheets, Gmail e mais! Google incorpora inteligência artificial avançada em seus serviços

Google Docs, Gmail, Sheets e Slides terão recursos de geração automática de texto, imagens e áudio baseados em IA.

O Google anunciou novas ferramentas de inteligência artificial para seus aplicativos do Workspace, como Google Docs, Gmail, Sheets e Slides. Essa iniciativa segue a tendência das empresas de tecnologia atuais, que cada vez mais tem priorizado IAs.

Esses recursos incluem texto gerado por IA no Docs, a opção de criar e-mails completos com base em marcadores e imagens no Gmail, e áudio e vídeo gerados por IA para apresentações no Slides.

A vontade do Google de acompanhar seus concorrentes na corrida pela IA é evidente. Nesse sentido, a empresa declarou um “alerta vermelho” e planeja adicionar ferramentas de IA a todos os seus produtos em questão de meses.

LEIA MAIS: Funções escondidas do Google Docs que você deveria usar!

Novas ferramentas

Abaixo, veja a lista completa de recursos alimentados por IA que o Google prevê no Workspace no futuro:

  • Rascunhar, responder, resumir e priorizar o Gmail;
  • Brainstorm, revisar, escrever e reescrever no Docs;
  • Dar vida à visão criativa do autor, com imagens, áudio e vídeo autogerados, no Slides;
  • Ir de dados brutos para insights e análises por meio de preenchimento automático, geração de fórmulas e categorização contextual no Sheets;
  • Gerar novos planos de fundo e capturar notas no Meet;
  • Permitir fluxos de trabalho para realizar tarefas no Chat.

De fato, as ferramentas de escrita e brainstorming via inteligência artificial no Docs e no Gmail parecem ser os novos recursos mais promissores.

É importante destacar que, primeiramente, o Google disponibilizará os recursos para “testadores confiáveis” nos Estados Unidos antes de lançá-los ao público mais tarde, ação que possui previsão para acontecer neste ano.

Além disso, rumores indicam que a Microsoft está construindo recursos semelhantes em seu pacote de aplicativos Office, incluindo Word, Teams e Outlook.

LEIA TAMBÉM: IA gera imagens de festas que parecem reais – exceto por detalhes bizarros!

No entanto, a pressa para lançar produtos de IA também tem seus perigos, como programas de geração de texto não confiáveis que podem causar grandes problemas apresentando informações falsas e tendenciosas.

O Google, aliás, reconhece tais problemáticas, afirmando que a IA às vezes erra e requer orientações.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também