21 doces típicos da Alemanha para entrar na sua rota gastronômica!
A confeitaria alemã tem doces que extrapolaram as fronteiras do país, ganhando as confeitarias e mesas do mundo com seus sabores inigualáveis.
Você já provou uma Schwarzwälder Kirschtorte? E uma Apfelstrudel? Que tal um Berliner bem gostoso para o chá da tarde? Os nomes enrolaram a língua? Calma que os três são bem conhecidos no Brasil pelas alcunhas de torta floresta negra, torta de maçã e sonhos! Além dos nomes difíceis, os doces têm em comum seu país de origem: a Alemanha!
Terra já conhecida por seus pratos fortes, cervejas encorpadas e belas paisagens, o país tem uma confeitaria de dar inveja. Os sabores inigualáveis ultrapassaram as fronteiras e ganharam o mundo levando um pouco das tradições e culturas alemãs. Conheça, agora, 21 doces típicos da Alemanha que devem entrar em um roteiro gastronômico em sua futura viagem à nação europeia!
Doces Típicos da Alemanha
Apfelstrudel
O apfelstrudel é o strudel de maçã, sobremesa tradicional na região sul da Alemanha com fortes influências austríacas. Sua estrutura é a de uma massa folhada e recheada de canela, maçã, passas e migalhas de pão. A massa é assada no forno e polvilhada com açúcar, normalmente servida com sorvete e chantilly. Reza a lenda que a imperatriz Maria Teresa contribuiu para sua popularização no Império Austro-Húngaro.
Dampfnudeln
Os bolinhos assados no forno e, depois, cozidos na panela com leite até formar uma crosta pode ser recheado com compotas de fruta ou sorvete de baunilha. Para acompanhar, uma deliciosa xícara de café.
Berliner
O doce é bem parecido com os sonhos brasileiros comprados na padaria. Também chamado de pfannkuchen em Berlim, a massa é moldada em forma de bola, frita e recheada com creme ou geleia. Também é servida após ser polvilhada com açúcar.
Donauwelle
As “ondas do Danúbio” representam o rio mais longo da Europa e é incrível! O delicioso bolo gelado é composto de camadas de de pão de ló e chocolate. A massa é coberta com creme de manteiga e cereja. Para finalizar, mais uma crosta de chocolate.
Erdbeerbecher
A temporada de morangos na Alemanha vai de maio a agosto e, quando começa, os restaurantes começam a incluir generosas taças no cardápio. Para enfeitar, sorvete de baunilha e chantilly.
Marillenknödel
O sul do país consome de monte essa iguaria originada nas regiões da República Tcheca e Áustria. A sobremesa é feita com damascos (os marillen) envoltos na massa de farinha para, depois, serem cozidos, empanados com farinha de rosca e polvilhados com açúcar de confeiteiro.
Waffel (Waffle)
O waffel foi importado da Bélgica e amplamente servido no café da manhã, lanche da tarde, sobremesa e vendidos nos mercados de natal. A versão tradicional consiste na massa prensada e servida com açúcar de confeiteiro. Porém, podem ser encontradas versões com cereja, calda de frutas vermelhas, nutella e morango, acompanhadas de sorvete de baunilha ou chantilly.
Quarkbällchen
Um tipo de bolinho de chuva feito com queijo Quark, o que faz do doce uma sobremesa muito leve, apesar do açúcar polvilhado.
Schnecken
Encontrado nas padarias, o doce é uma massa de pão folhada, recheada e coberta por glacê, nozes, avelã ou amêndoas. Há variados tipos deles, como o Nussschnecken (caracol de nozes) e Mohnschecken (caracol de semente de papoula).
Milchreis
O milchreis é similar ao arroz doce brasileiro e pode ser servido com açúcar e canela ou compota de cereja. No Brasil, o arroz é cozido com leite condensado. Na Alemanha, feito com leite, baunilha e pouco açúcar. Por vezes, é consumido como prato principal.
Ofenschlupfer
Trata-se de um pudim de pão com maçãs, literalmente. A massa é montada intercalando pedaços de pão cortados com maçã e nozes. Por fim, vem a cobertura de ovos e leite, levando ao forno por 30 minutos. Para acompanhar, creme de baunilha.
Kaiserschmarrn
Massa frita e feita com farinha, ovos e leite para, depois, ser servida com açúcar polvilhado e um molho de maçã. A receita tem sua origem na Áustria e o doce pode ser encontrado em restaurantes especializados. Ainda, deve ser servido quente, ou seja, logo após ser produzido.
Törtchen
As mini tortinhas são facilmente encontradas em docerias, podendo ter diferentes sabores, como café e chocolate.
Lebkuchen
Os doces típicos do Natal são um tipo de biscoito doce feito de farinha, ovos, açúcar, mel, especiarias (gengibre, anis, cravo, canela, cardamomo), nozes e frutas cristalizadas. Vendidos em diferentes formatos, como o de coração, e decorados com confeitos coloridos e frases divertidas, podem ser encontrados em feirinhas e festas tradicionais. Transformados em verdadeiros souvenires, podem ser feitos de diferentes tipos de chocolate ou cobertos com glacê.
Rote Grütze
A compota de frutas vermelhas (morangos, cerejas e framboesas), mirtilos ou amoras, servidas com sorvete de creme ou chantilly é uma sobremesa tradicional do norte alemão, especialmente servida nos dias de calor.
Kalter Hund
Sobremesa feita com camadas de bolacha de manteiga e creme de chocolate. O nome significa “cachorro frio”, mas não propriamente o animal. O nome “hund” também se refere às vagonetas usadas em minas, cujo formato lembra o doce.
Creme bávaro
Servido com calda de frutas vermelhas ou usado como recheio de bolos, o creme bávaro é feito de creme de leite batido, gelatina, gemas, baunilha e açúcar. De consistência firme, a sobremesa não tem região clara de origem, ainda que remeta à Bavária.
Bratapfel
Muito apreciadas durante o inverno, especialmente próximo ao Natal, as maçãs assadas podem levar amêndoas, marzipã, nougat, pinoli ou uvas passas como recheio. Servida com sorvete ou molho de baunilha, a bratapfel ganha aroma especial com a adição de cravo e canela.
Schwarzwälder Kirschtorte
A famosa torta Floresta Negra nasceu no sudoeste da Alemanha e saiu pelo mundo! O bolo é feito com licor de cerejas ginja (típicas da região), várias camadas de chocolate, creme de chantilly e cerejas.
Eierschecke
Tradicional na cidade de Dresden, a sobremesa é composta de maçã, coalhada e sementes de papoula.
Stollen
O bolo de frutas secas coberto com manteiga e açúcar de confeiteiro também é muito popular no Natal, sendo bastante parecido com o panetone brasileiro. A diferença é a massa menos elástica e de formato achatado.