O que acontece se você dirigir com pneu murcho? Veja porque não fazer isso!
Conheça os riscos de usar o carro nessas condições.
Tirar a carteira de motorista exige diversas habilidades, além de muita responsabilidade dos condutores, especialmente em relação ao estado que eles mantêm seus veículos. No entanto, muitas pessoas acabam negligenciando alguns pontos indispensáveis, como a qualidade e as condições das rodas desses automóveis. Pensando nisso, separamos alguns motivos pelos quais você não deve dirigir com o pneu murcho.
Quais os riscos de dirigir com o pneu murcho?
Como diversas outras peças, os pneus dos carros são fabricados para serem utilizados em condições específicas. Nesse caso, a pressão em que são mantidos é indispensável para que eles resistam ao atrito com o asfalto, enfrentem buracos e mantenham a aderência adequada. Quando estão murchos, o atrito pode acabar sendo feito excessivamente, gerando muito desgaste dessas rodas.
LEIA TAMBÉM: Quando trocar os pneus do carro? Saiba quanto tempo eles duram!
Isso acaba influenciando diretamente no desempenho e na segurança do veículo, afetando a eficiência dos freios, diminuindo a estabilidade e até mesmo reduzindo a capacidade de carga segura. Por conta disso, é uma preocupação que merece atenção especial, sobretudo por parte de motoristas de caminhão. Assim, caso você encontre os pneus do seu veículo nessas condições, leve-os imediatamente a um mecânico ou posto de gasolina para que eles sejam regulados.
Outra consequência afeta diretamente o seu bolso, dado que um carro com pneus murchos terá um consumo de combustível mais elevado.
Como verificar a pressão dos seus pneus
Muitas vezes, o pneu do carro pode estar murcho sem mesmo aparentar. Por conta disso, é importante saber como reconhecer essa condição. Uma boa dica é verificar o manual do veículo para compreender qual é o nível de pressão ideal para os pneus do seu carro. Além disso, realize verificações com frequência, checando os pneus pelo menos uma vez por mês para ter certeza que está tudo nos conformes. Isso é indispensável antes de grandes viagens.
LEIA TAMBÉM: Calibração do pneu: Como devo fazer e qual a pressão correta?
Ademais, não se esqueça que, para testar o nível de pressão dos pneus, eles devem estar frios e parados por pelo menos três horas (isso numa situação ideal, é claro!). Utilize um medidor de pressão para ter certeza de que distribuiu a quantidade certa para de pressão suas rodas.
Gostou deste artigo? Então confira outros temas interessantes navegando pelo Rotas de Viagem!