Descubra se a sua vacina contra COVID-19 é aceita no seu país de destino!

Confira a aceitação das vacinas de COVID-19 em viagens internacionais!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Com o avanço das campanhas de vacinações pelo mundo, as fronteiras dos países começam a se abrir para receber turistas estrangeiros. O caminho para a recuperação do setor é longo considerando que em 2020 o turismo internacional caiu 74% comparado com o ano anterior!

Com a reabertura das fronteiras, vieram fortes restrições como tentativa de controle da epidemia, para evitar novos surtos e a entrada de novas variantes vindas de outros países.

Se você planeja viajar para o exterior num futuro próximo, é importante fica atento se o país de destino aceita sua vacina contra COVID-19 como prova de imunidade contra o vírus. Cada país tem sua particularidade e vacinas aceitas em uma região podem não ser aceitas em outras.

Além disso, é claro, é fundamental verificar se a fronteira do destino está aberta a brasileiros. Caso contrário, nem com prova de vacinação será possível viajar.

Vacinas mais aceitas no mundo

As vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde são um grande balizador para os critérios adotados pelo mundo. Atualmente estão aprovadas as seguintes vacinas: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Sinopharm e Sinovac (Coronavac). Outras como a Sputnik V, a indiana Covaxin e a cubana Abdala ainda não foram aprovadas pela Organização.

No entanto, apesar de a aprovação da OMS ser importante, cada país tem uma lista específica de vacinas aceitas para a entrada de turistas no seu território. Não bastasse essa confusão, a indústria de eventos de entretenimento também tem seus próprios critérios para seleção de público para eventos, mas vamos focar aqui apenas nas viagens.

De acordo com o The Economist, as vacinas mais aceitas no mundo para viagem internacional são a AstraZeneca e a Pfizer-BioNTech. A primeira é aceita em cerca de 120 países, a segunda é aceita em aproximadamente 90. Na outra ponta estão as vacinas Covaxin e CanSinoBio (chinesa), que são atualmente aceitas em menos de 10 países!

O gráfico abaixo mostra um comparativo da aceitação das diversas marcas pelo mundo:

Vacinas contra COVID-19 mais aceitas em viagens internacionais
Vacinas contra COVID-19 mais aceitas em viagens internacionais (adaptado de: The Economist)

Como é possível verificar no gráfico, a Coronavac, que já teve cerca de 50 milhões de doses aplicadas no Brasil, possui baixa aceitação internacional comparadas às demais vacinas do mercado.

Por conta dessa falta de padronização internacional, é possível que o ano de 2020 seja um ano de frustrações para quem deseja viajar internacionalmente.

Veja se o seu país de destino aceita sua vacina contra COVID-19

O site VISAGUIDE.world disponibiliza uma ferramenta de checagem que verifica se o país para onde você deseja viajar está aceitando sua vacina como comprovação de imunidade contra o vírus.

Para isso, basta preencher os dois campos mostrados na imagem abaixo. No primeiro você vai preencher a vacina que deseja avaliar e no segundo campo você deve selecionar o país de destino. Lembre-se que para verificar a aceitação da vacina Coronavac, a opção que você deve escolher é a Sinovac!

Ferramenta de checagem de aceitação de vacina para viagem internacional

Demais restrições de viagem para brasileiros por país

O site Kayak disponibiliza uma plataforma de fácil uso no qual você consegue verificar quais países estão abertos a turistas brasileiros, quais estão abertos com restrição e quais estão fechados (isto é, aceitando apenas cidadãos, residentes retornando para casa ou pessoas em circunstâncias especiais).

Para acessar a plataforma, basta clicar AQUI!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->