14 deliciosos doces típicos da Jamaica, o berço do reggae

A culinária da terra de Bob Marley carrega influências de diferentes culturas, resultando em sabores tão especiais quanto sua música

Os principais traços de uma nação, dizem, são influenciados por fatores diversos, como localização geográfica, necessidades básicas, práticas, entre outros. Talvez por isso, a culinária da Jamaica é tão rica e alegre, assim como o gostoso ritmo que nasceu por lá, o reggae. Prova disso são os doces típicos da Jamaica, literalmente de dar água na boca. 

A Jamaica é um país insular localizado em pleno Mar do Caribe, cercado por fileiras de coqueiros e pelo azul estonteante de suas águas. As tradições, costumes e hábitos alimentares trazem influências de diferentes culturas, a exemplo dos espanhóis, irlandeses, britânicos, africanos, chineses, indianos e, claro, nativos. A culinária é rica, única e merece todo um destaque, traduzindo o espírito da terra de Bob Marley.

Como país insular que é, nota-se a presença de determinados ingredientes em sua doçaria, como o coco. Mas, também, frutas tropicais, abacaxi, nozes, entre outras. Para ir se familiarizando com os nomes e sabores, confira nossa lista dos 14 deliciosos doces típicos da Jamaica, o berço do reggae.

Doces típicos da Jamaica

1 Banana Pancake

Banana Pancake
Banana Pancake jamaicano

A panqueca é aquele prato presente em muitas partes do mundo, já percebeu? No entanto, cada país tem seu estilo e tradição de prepará-lo. A Banana Pancake, versão jamaicana, tem bananas trituradas e misturadas a especiarias. Depois, as frutas são fritas como bolinhos. A sobremesa é bastante comum no café da manhã ou brunch, geralmente servida com açúcar polvilhado por cima. Aliás, o enfeite levemente crocante acrescenta um apelo especial ao doce.

2 Peanut drops (Gotas de Amendoim)

Peanut drops (Gotas de Amendoim)
O peanut drops tem a aparência semelhante ao de um pé-de-moleque

As peanut drops, ou gotas de amendoim, são petiscos feitos com amendoim torrado e gengibre picado em água com açúcar mascavo. Os amendoins são cozidos até a água evaporar e o açúcar ficar pegajoso como caramelo. Depois, as gotas são deixadas para esfriar e endurecer até estarem prontas para consumo. O doce é apreciado por jovens e idosos em toda a ilha e sua aparência lembra muito a do nosso famoso pé-de-moleque.

3 Jamaican Coconut Toto

Jamaican Coconut Toto
Jamaican Coconut Toto

Jamaican Coconut Toto, ou apenas, toto é um popular bolo jamaicano feito com farinha, açúcar, coco ralado, ovos, leite, manteiga, pimenta da Jamaica, noz-moscada, gengibre e sal. A lista parece extensa, mas os ingredientes são bastante populares e encontrados em qualquer supermercado da Jamaica. Algumas variações trazem ainda passas e rum. Depois de assado, o bolo é cortado em quadrados e servido no lanche. 

4 Bulla Cake

Bulla Cake
Bulla Cake

O Bulla Cake é um bolo feito inicialmente no século XIX e que,  a partir da década de 1980,  passou a ser largamente produzido em padarias jamaicanas. O bolo favorito das crianças em idade escolar é feito com farinha, melaço e fermento em pó. O bulla cake é redondo e é temperado com gengibre ou noz-moscada. Depois de pronto, geralmente é consumido com manteiga, abacate e queijo.

5 Tamarind Balls

Tamarind Balls
Tamarind balls

As Tamarind Balls (bolas de tamarindo) são feitas com água e açúcar mascavo e tamarindo. A mistura é enrolada em bolas redondas que, com a diversidade dos ingredientes, acabam com sabor agridoce. As bolas são geralmente enroladas, mais uma vez, no açúcar, para poder finalizá-las. Depois de consumidas, são armazenadas em recipientes hermeticamente fechados. Há versões apimentada e alcoólica com adição de rum.

6 Gizzada

Gizzada
Gizzada

Gizzada é uma sobremesa jamaicana que consiste em uma casca de massa recheada com noz-moscada, açúcar e coco. Embora seja muito popular em toda a Jamaica, a gizzada tem origens portuguesas ou judaicas. Basicamente, a sobremesa é uma torta pequena, com uma casca crocante, recheio picante e doce de coco fresco ralado.

7 Hummingbird Cake

Hummingbird Cake
Hummingbird Cake

O Hummingbird Cake (bolo de beija-flor) surgiu no final dos anos 1960 e o nome vem de uma variedade de beija-flor jamaicana. Há quem diga que o nome foi dado porque as faixas amarelas de banana lembram a plumagem do pássaro. Mas, também tem quem jure que o bolo é doce o suficiente para atrair beija-flores. Seja qual for o motivo, o bolo é uma delícia!

A massa é feita com farinha, óleo vegetal, bananas, abacaxi, nozes, ovos, baunilha, açúcar, sal, canela e fermentos. Geralmente, o bolo é servido com cobertura de creme de queijo. 

8 Blue Drawers (Duckunoo)

Blue Drawers (Duckunoo)
Ducknoo

Pamonha jamaicana? Apesar da semelhança com nosso delicioso prato tradicional, o Duckunoo é um pudim cozido caribenho feito com farinha de milho, coco ralado, açúcar mascavo, baunilha, canela, noz-moscada, sal, manteiga e passas. Após misturar todos os ingredientes, a massa é envolta em folhas de bananeira e fervida em água. Algumas variações da receita substituem a farinha de milho ou fubá por batata doce, banana verde e mandioca. O Duckunoo é servido puro ou combinado com chantilly.

9 Coconut drops

Coconut drops
Coconut Drops

Coconut drops, ou gotas de coco, são guloseimas feitas com pedaços de coco misturado ao açúcar mascavo e especiarias como baunilha, sal e gengibre em pó. Os ingredientes são misturados e fervidos até chegar à textura de uma polpa. Depois de fria, a mistura é cortada em pedaços. Simples e bastante saudável, é muito popular nos portões das escolas em todo o país. 

10 Jamaican Sweet Potato Pudding

Jamaican Sweet Potato Pudding
Pudim de batata doce

O Jamaican Sweet Potato Pudding, ou pudim de batata doce, é uma sobremesa à base de batata doce, farinha, leite de coco, frutas secas, baunilha, noz-moscada, açúcar e sal. Pode ser assada no forno ou em assadeira colocada sobre o carvão. 

11 Grater Cake

Grater Cake
Grater cake

O Grater Cake é uma sobremesa feita com coco fresco ralado e açúcar mascavo granulado. A combinação é cozida em água até atingir uma textura macia e pegajosa. Depois, o doce é aromatizado e colorido com corante vermelho ou rosa, a fim de torná-la mais atraente, principalmente para as crianças. 

12 Jamaican Mango Cheesecake

Jamaican Mango Cheesecake
Cheesecake de manga

A Jamaican Mango Cheesecake é uma típica sobremesa de verão. O cheesecake é feito com uma variedade de ingredientes, incluindo polpa de manga, chocolate, amendoim, laranja, entre outras especiarias. O sabor dominante é, sem dúvida, da manga, desbancando um certo favoritismo que o coco tem entre as sobremesas jamaicanas.

13 Ginger Cake 

Ginger Cake 
Ginger cake

O Ginger Cake é um tipo de bolo de gengibre em pó, canela, leite, xarope de ouro, ovos e manteiga. O sabor e aroma do gengibre é indescritível na primeira mordida!

14 Jamaican Rum Cake

Jamaican Rum Cake
Jamaican rum cake

O Jamaican Rum Cake é um bolo de frutas popularmente servido no Natal. Por isso, é também chamado de ‘Bolo de Natal jamaicano’ ou ‘Bolo de frutas jamaicano’. Sua receita leva variados tipos de essências, especiarias em pó, frutas, álcool (rum) e assim por diante. O sabor do vinho misturado a especiarias, como noz-moscada, canela, frutas secas e baunilha são um verdadeiro presente de Natal para quem experimenta. 

E aí, o que achou dos doces típicos da Jamaica? Já ficou com água na boca?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.