Conheça 5 Danças Típicas da França e suas Histórias

Além do ballet, a França possui danças instrumentais e ritmos que tornaram o país culturalmente famoso em todo o mundo.

A beleza do ballet, o exótico can-can ou a expressão da gavotte… estas são apenas algumas características de três das cinco danças típicas da França. Cada uma tem sua própria história e características. Saiba um pouco mais acerca dessas expressões culturais francesas e enriqueça seu conhecimento sobre o país.

Danças Típicas da França

Can Can

O can-can apareceu pela primeira vez em 1820, como uma dança de casais, a quadrilha. Depois, os dançarinos substituíram parte de seus passos por coreografias mais anárquicas, com saltos, piruetas e gritos, já por volta de 1850. Porém, até então, a dança era restrita aos homens. 

Já nesta época, a dançarina Céleste Mogador, que mais tarde integraria a orquestra do Moulin Rouge, organizou a quadrilha tradicional para ser dançada por mulheres altas usando vestidos esvoaçantes e coloridos. A nova dança, totalmente livre, foi considerada um escândalo, especialmente pela sensualidade e acrobacias

Em 1861, na cidade de Londres, a nova quadrilha francesa inspirou o can-can, termo que se referia aos ruídos provocados pelos passos marcados da dança. Na Inglaterra, a nova dança chocava, mas em território francês, tomou ritmo de crescimento mantendo as dançarinas altas, movimentos de quadril, levantamento de saias e frous frous. 

Ballet

O ballet, de fato, surgiu na Itália do século XV, mas sua imagem está fortemente associada à França. Desenvolvido no país durante o reinado de Luís XIV como um passatempo no monarca, foi combinado à comédia para formar balés dramáticos para entretenimento em celebrações. 

Até 1661, os bailarinos tendiam a ser cortesãos, situação que pôde ser modificada após a primeira escola de ballet naquele ano, possibilitando os treinos profissionais. A dança ainda representa elegância e precisão nos movimentos

Bourrée

A bourrée é uma dança surgida na província de Auvergne, primeiro como ritmo popular para, depois, ser introduzida na corte, já no século XVI. A partir daí, passou a abrir os bailes da corte, adotando movimentos rápidos, compassos binário ou quaternário. Entre compositores barrocos que escreveram bourrées, está Bach

Gavotte

A gavotte é uma dança também praticada nos salões da corte de Luís XIV, introduzida após a sarabanda nas suítes barrocas. O movimento desta dança é moderado, usando compasso bem marcado de quatro tempos, no qual os pés se cruzam duas vezes após cada etapa e, em seguida, o dançarino dá um salto. 

Ademais, aplica uma linha melódica clara e elegante. Handel, Bach e François-Jospeph Gossec estão entre os compositores que escreveram gavottes. A gavotte surgiu na região de Pays Gap e, normalmente, acompanhada de violino e gaita de fole. 

Minueto

A dança do minueto é caracterizada pela elegância, delicadeza dos movimentos e o compasso ternário similar à valsa. Também muito popular no reinado de Luís XIV, foi sendo difundida pela Europa nos séculos seguintes. Tanto que, até o século XVIII, era considerada a dança mais popular da aristocracia no continente. 

Ademais, acabou sendo usada no terceiro movimento da sinfonia clássica, através da introdução de minuetos nas óperas e ballets de Jean-Baptiste Lully. 

Você pode gostar também