Consumir muitos ovos diariamente faz mal? Veja 5 malefícios

Se você acredita que uma dieta inteiramente baseada em ovos é a melhor opção, acompanhe a seguir.

As pessoas, antes mesmo de entrar no mundo fitness, têm na cabeça que vão precisar viver à base de frango e ovo. No entanto, por mais que eles sejam realmente ótimas fontes de proteína, tudo em excesso faz mal. Por isso, trouxemos alguns dos malefícios de consumir tantos ovos durante a dieta.

Problema de comer muitos ovos

Primeiramente, para tranquilizá-lo, consumir ovos diariamente não faz mal. O que pode ser prejudicial é o excesso do consumo dos mesmos. Quando consumidos de forma adequada, os ovos trazem diversos benefícios para o corpo, como melhorar a pele, fortalecer o sistema imunológico e ajudar no ganho de massa muscular.

Portanto, ao inserir ovos na dieta, é importante ter cuidado com a quantidade e o modo de preparo. Por exemplo, ao fritar o ovo, evite usar óleo e manteiga e prefira utilizar azeite de oliva.

LEIA MAIS: Precisa usar um banheiro público? Veja 8 dicas para uma experiência melhor!

Então, confira a seguir as possíveis consequências desse consumo em excesso.

Ganhar peso

Para começar, se o seu objetivo é perder peso, é provável que você já tenha ouvido falar sobre fazer “trocas inteligentes” em relação ao ovo. No entanto, é importante destacar que qualquer alimento, quando consumido em excesso, pode levar ao ganho de peso e ao aumento do colesterol.

Aumentar o colesterol

Como citado no tópico anterior, a gema é rica em colesterol, e consumi-la em excesso pode levar ao aumento dos níveis de LDL no sangue, o chamado “colesterol ruim”. Isso pode contribuir para o acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de entupimento e problemas cardiovasculares.

Causar doenças cardíacas

Continuando a exposição das consequências do alto consumo de ovos, o aumento do colesterol pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre vinhos para surpreender sua parceira

Doença hepática

O consumo excessivo de ovos pode levar ao desenvolvimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Pesquisas indicam que ingerir uma quantidade elevada de ovos pode resultar no acúmulo de gordura no fígado, desencadeando inflamações e formação de cicatrizes. Para prevenir essa condição, é fundamental controlar a quantidade de ovos consumida e apreciá-los com moderação.

Problemas de pele

Além disso, o consumo excessivo desse alimento pode levar ao surgimento de furúnculos ou espinhas devido ao aumento dos níveis de colesterol. O colesterol elevado pode causar inflamação e obstrução dos poros, resultando em inchaços vermelhos e dolorosos na pele.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também