Usar o celular na cama pode ser uma péssima ideia, saiba o porquê!
Insônia como problema crônico, problemas oculares e até risco de câncer estão na lista de consequências ruins por usar o celular antes de dormir
Muito se fala sobre fazer mal o uso do celular na hora de dormir. Mas, para muita gente, falta algum esclarecimento sobre o que pode acontecer. O mundo moderno, imediatista e multi-conectado incitou estudos em várias universidades para demonstrar que definitivamente é um mau hábito. São com base neles que mostraremos a seguir as consequências de usar celular antes de dormir.
Trata-se de, pelo menos, cinco problemas que podem afetar sua saúde a curto e médio prazo se mantiver este mau comportamento.
Problemas oculares
Um estudo da Harvard Health, centro de saúde da Universidade de Harvard, mostra que a luminosidade da tela do celular tira o sono. A médio prazo, ainda causa problemas como fadiga ocular e astigmatismo – é o chamado efeito da luz azul.
LEIA MAIS: O que ajuda a dormir de forma natural? Aprenda 3 maneiras práticas!
Insônia prolongada
O mesmo estudo de Harvard Health demonstra que a luminosidade da tela do celular bloqueia a produção de melatonina, neurohormônio responsável pelo sono. Assim, o celular prolonga a insônia porque progressivamente impede a melatonina entrar em ação.
Estresse
Um estudo da Universidade de Princeton constatou que olhar para muitos conteúdos pode aumentar os níveis de estresse. Segundo ele, isto se acentua ainda mais se olhar o celular antes de dormir. A pessoa já está cansada de tanta informação do dia e acumula ainda mais olhando o celular.
Impacto na saúde mental
Um estudo da National Library of Medicine demonstrou que as pessoas que usam o celular – e outros aparelhos – até tarde podem ter problemas na saúde mental. Isto significa que estão propensas a desenvolver ansiedade e depressão porque consome conteúdos aleatórios e têm a produtividade comprometida no dia seguinte.
LEIA TAMBÉM: 5 consequências de NÃO praticar atividade física – e que vão te motivar a fazer!
Risco potencial de câncer
Outro estudo mais antigo da National Library of Medicine relaciona câncer e uso constante do celular – não só antes de dormir. Mesmo que tenha sido refutado depois, este estudo indica que a radiação dos celulares pode prejudicar nossa saúde se usarmos direto. Melhor tomar cuidado!
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!