Como sobreviver ao estresse político em um ano de eleição?

O estresse político pode ser muito prejudicial para as pessoas. Confira aqui como não se estressar com essa questão!

Este ano é um ano atípico comparado com os outros, de fato. No ano de 2022, o Brasil passará pelo pleito de outubro que irá decidir quem será o próximo presidente do Brasil. No ano de 2018, ocorreu uma polarização sem precedentes no cenário político e, ao que tudo indica, essa polarização está ainda maior. Em vista disso, é importante deixar claro independente do espectro político que você acredita ou deixa de acreditar, essa problemática acaba ocasionando um estresse que é conduzido diretamente pelo debate político. Desse modo, visando te ajudar a não se estressar tanto por esses debates, separamos algumas formas de você evitar estresse ligado à política. Confira aqui!

Desde que o mundo é mundo, existe divergência de opinião!

De fato, é preciso entender que desde que o mundo é mundo, como conhecemos hoje, existe desentendimento. As pessoas, por natureza, não pensam igual, e isso é completamente natural. Uns possuem uma determinada ideologia e noção de vida e outros possuem noções e ideologias distintas. Inclusive, é através do embate, da dialética, que se torna possível mensurar certos assuntos e transformar alguns espectros da sociedade. Se todo mundo pensasse igual, não teria o que mudar e, certamente, nada evoluiria.

LEIA MAIS: Como é possível lidar com o estresse no trabalho? Siga esses passos!

No entanto, é preciso saber diferenciar o embate de ideias do embate ideológico enraizado. É preciso entender que na esfera política, não existem inimigos, existem pessoas que defendem um ideal e outras que defendem outro. Isso é a democracia. Se uma maioria assumir que tal ideologia é melhor, basta respeitar o processo democrático e esperar as próximas eleições para mudar seu voto caso o ideal que esteja em vigência não seja o que você acredita.

É preciso estar aberto a outros pontos de vista!

É preciso entender que muita parte do estresse está ligado diretamente à ideia de inflexibilidade. Muitas pessoas não aceitam que existem outras perspectivas a não ser as suas. Quando você passa a ignorar os fatos e a não estar aberto a novos dados e novos horizontes, o estresse é ampliado e você se sente nervoso a maior parte do tempo.

O debate político deveria ser pautado nas ideias e propostas. Não em quem rouba menos que quem, quem fala melhor, etc. É preciso saber distinguir essas nuances para poder efetivamente estar pleno consigo mesmo.

LEIA TAMBÉM: 5 boas opções de chás para aliviar a ansiedade e o estresse

Tente se afastar desse ambiente um pouco!

Em síntese, quanto mais imersos ficamos dentro de uma bolha, quando saímos desta, acabamos nos confrontando com perspectivas que não são comuns no nosso cotidiano. As bolhas sociais foram construídas para evitar a transmissão de ideologias e os debates que agreguem efetivamente na estrutura política. As pessoas perderam completamente a noção de que o outro é um semelhante e não um inimigo interno.

Muito do estresse causado pela política nos cidadãos está atrelado ao debate promíscuo e em certa escala violento. Se a pessoa não é favorável ao seu viés político, automaticamente, acaba tornando-se seu inimigo. Isso não deveria ser assim. Em momentos como esse, a melhor escolha é realmente afastar-se do debate e seguir a sua vida plenamente.

De fato, evitar discussões pode ser a melhor decisão que você pode tomar em relação a sua saúde mental num ambiente pautado pelo debate político. No final das contas, o voto de todo mundo é secreto e cabe a você saber em quem irá votar e depositar suas esperanças na urna eletrônica. A população precisa voltar a entender que os políticos nada mais são que meros funcionários da população.

Gostou de conferir essas dicas de como lidar com o estresse político? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.

Você pode gostar também