Como se certificar que a TV Box não é pirata? Confira se seu aparelho pode ser cancelado!

Aparelhos não homologados podem trazer sérios problemas.

Aparelhos de TV Box possibilitam transformar os televisores tradicionais em dispositivos Smart. No entanto, no dia 10 de fevereiro deste ano, uma ação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retirou de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos piratas.

Essa atividade iniciou o estado de alerta para a falta de segurança de modelos não homologados pela agência e para a questão do “gatonet”, processo em que um utilizador consegue acesso a séries, filmes e canais de TV de modo ilegal.

Todavia, nem todas as TV Box são falsas. Isso porque, atualmente, existem marcas e modelos bastante confiáveis, cujos aparelhos podem oferecer o serviço sem sofrer desativações por órgãos reguladores.

LEIA MAIS: 5 erros que todos já cometeram ao usar a Netflix; conheça!

Assim, a seguir, confira um pouco mais sobre esse assunto.

Como escolher uma TV Box confiável

Para adquirir uma TV Box legalizada no Brasil, é necessário verificar se ela cumpre os padrões mínimos de segurança e qualidade cibernética. Além disso, a Anatel precisa homologá-la.

Aliás, o órgão salienta a importância da homologação, uma vez que aparelhos clandestinos podem vir com algum tipo de malware capaz de acessar dados privados do usuário (senha e informações bancárias) por meio da rede Wi-Fi.

A seguir, saiba como ter certeza que o seu aparelho de TV Box não é pirata.

Compre em lojas conhecidas

Um ponto relevante é evitar comprar o aparelho em lojas desconhecidas, pois estas podem oferecer equipamentos de procedência duvidosa, isto é, não homologados pela Anatel.

Você pode encontrar diversos modelos de TV Box em e-commerces, como Casas Bahia, Amazon e Magazine Luiza, e até mesmo nos sites oficiais de fabricantes.

Escolha marcas conhecidas

Outro ponto de extrema importância para evitar comprar um produto pirata é escolher marcas conhecidas. No Brasil, existem opções como Intelbras, Inova, Amazon, Roku, Xiaomi, entre outras.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas incríveis para melhorar sua experiência na Netflix

Confira se o aparelho é homologado e tem selo da Anatel

Existem dois modos para saber se a TV Box é homologada pela Anatel. O primeiro é, com o aparelho em mãos, procurar pelo selo da agência. Já o outro jeito é pesquisar no próprio site da Anatel, criado pelo próprio órgão com o intuito de identificar a certificação dos dispositivos eletrônicos.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também