Como reduzir as dores musculares após os treinos?

Apesar do bem-estar, a musculação pode trazer alguns desconfortos

O treino de musculação pode trazer uma sensação de alívio e bem-estar. Porém, quando as pessoas pegam um pouco mais pesado, é normal sentir alguns desconfortos nos músculos e articulações. Com isso em mente, separamos algumas dicas sobre como reduzir as dores musculares depois do treino.

Por que os músculos ficam doloridos?

Antes de tudo, é importante entender que dores musculares são comuns para quem vai à academia. Isso porque, durante exercícios de alta intensidade, nós acabamos criando microlesões em nossos músculos, o que gera um processo inflamatório.

Logo, as dores são normais no processo de hipertrofia, mas isso não significa que não podem ser reduzidas. No final, esse desconforto pode variar bastante de acordo com cada pessoa, então você deve se conhecer bem e entender o quanto cada dor afeta sua rotina.

LEIA MAIS:

Como reduzir essas dores?

Caso você seja um iniciante na musculação ou esteja voltando após um bom tempo parado, é interessante começar por um treino de adaptação. Dessa forma, seu corpo poderá se acostumar com as cargas e intensidade dos exercícios, o que deve reduzir as dores e riscos de lesões.

Além disso, adicionar alongamentos pode fazer muita diferença nesse sentido, sobretudo quando falamos das articulações. Por esse motivo, tirar alguns minutos todas as manhãs para se alongar pode diminuir bastante qualquer desconforto durante e após os treinos.

O uso de gelo sob as regiões mais doloridas também pode ser de grande ajuda, visto que a baixa temperatura reduz a inflamação. Se preferir, pode apostar em compressas de água quente para aumentar o fluxo sanguíneo.

Em casos mais extremos, procurar um especialista é indispensável. Se a dor for muito intensa e te impedir de realizar atividades comuns, um médico e um profissional de educação física são bem-vindos.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também