Como perceber se seu cãozinho está estressado? Descubra os sinais mais comuns!
Seu cão pode dar diversos sinais de que está irritado. Saiba como percebê-los.
Assim como nós, humanos, os animais tendem a se irritar e ficarem estressados. Nos bichinhos, esse é um processo fisiológico, e não somente mental. Para os cachorros, em especial, tudo começa com um fator externo, que gera uma reação negativa e libera os hormônios da adrenalina e do cortisol. Portanto, se você reparar bem, vai perceber que seu cão apresenta diversos sinais de estresse, resultados desse pico hormonal. Então, leia esta matéria na íntegra e veja como perceber se seu cão está estressado.
Sinais de que seu cãozinho está irritado
As causas mais comuns para a irritação do seu cachorro são barulhos, privação de espaço, comida ou sono, chegada de outros animais e muita movimentação na casa, como festas, comemorações, som alto e afins.
Lamber excessivamente o focinho
Se isso for feito muitas vezes, pode significar que seu cão está estressado. Porém, é necessário prestar atenção aos hábitos do animal para notar a frequência com que essa ação é feita.
LEIA MAIS: Posso viajar com cachorro em ônibus? – Veja dicas e informações
Ficar cabisbaixo
Se seu bichinho estiver estressado demais, ele vai ficar com o rabo baixo e entre as pernas, agachado e curvado. Essas são características claras de estresse e irritação.
Roer as unhas
Muito semelhante aos humanos, se estiverem muito estressados, os cães podem roer as unhas como sinal de irritação. Se esse ato persistir por muito tempo, leve seu animal ao veterinário.
Lamber as patas demais
Apesar de ser um comportamento normal, quando feito em excesso, pode apontar estresse. Você deve ficar de olho no seu bichinho, porque isso pode gerar lesões no local e danificar a pelagem da região.
LEIA TAMBÉM: 5 raças de cachorros que os brasileiros adoram ter em casa
Respiração acelerada
Quando seu cão apresentar respiração ofegante demais, pode ser um sinal de estresse, ansiedade ou medo. Se você notar a repetição dessa característica por longos períodos, não hesite em levá-lo ao veterinário.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!