Como não cair de moto: 6 dicas para evitar as quedas!
Dicas para se proteger ao andar de moto.
Cair é algo que faz parte do ciclo da vida. Assim como podemos cair ao andar, esta também é uma possibilidade bem alta quando se anda de moto. A diferença é o risco e a gravidade que essas quedas apresentam, por isso é essencial que você saiba como não cair de moto.
Apesar de não poder prever 100% se irá ou não cair, existem alguns comportamentos preventivos que irão reduzir significativamente as chances dessa acidente. A primeira regra é, para muitos, óbvia, mas efetiva: é preciso ser prudente. Deixar para trás riscos desnecessários é uma excelente forma de prevenção em relação aos tombos.
Como não cair de moto com 6 passos importantes
Controle do Guidão
Um pouco diferente da estabilidade que os volantes de carro fornecem, o guidão da moto é algo que não dá para vacilar. Por isso, requer 100% de atenção em 100% do tempo. Essa atenção contribuirá para que você não acabe caindo em buracos, que poderão levar a graves ferimentos, por exemplo.
Além disso, é preciso ter em mente de que sua segurança é algo fundamental, Não apenas para você, mas também para que evite comprometer pedestres e outros motoristas em acidentes graves, que podem acabar custando uma vida.
LEIA MAIS:
Economize! Siga essas 3 dicas e gaste menos combustível na estrada
Você sabe quais as principais causas de acidentes em rodovias? – Saiba e previna-se!
Vestimenta adequada
Para além de habilidade ao guidão, é preciso também usar as vestimentas e tomar os devidos cuidados. Utilizar o calçado adequado é fundamental para uma boa direção. Pilotar de chinelo, por exemplo, pode comprometer o controle do câmbio e dos freios traseiros. Assim como utilizar um cadarço muito comprido pode enroscar na pedaleira e causar acidentes.
Por essa razão, utilizar roupas e acessórios que não atrapalhem a direção é um ponto importantíssimo de como não cair de moto.
Evitar excesso de velocidade
Evitar excessos de velocidade é um outro cuidado fundamental, afinal ainda são muitos os acidentes causados pela perda de controle por causa da alta velocidade.
Evite colocar muito peso no bagageiro
Outro ponto de atenção que se deve ter diz respeito ao peso que você vai colocar no bagageiro. Evite excessos, pois uma maior carga na traseira da sua moto acaba deixando-a muito mais instável.
Conheça a via por onde vai transitar
Assim como o cuidado com a vestimenta, prestar muita atenção ao solo no qual está pilotando sobre é de suma importância. Boa parte dos tombos também acontecem em baixa velocidade, principalmente quando se está sobre pisos escorregadios.
Derrapadas imprevistas podem acontecer sobre pedregulhos, areia ou sobre aquele piso molhado. Outros vilões da queda são ruas esburacadas, lombadas e meio fio. Portanto, caso queira prevenir uma queda feia, ou mesmo um tombo, prestar atenção a esses detalhes é algo essencial.
Mantenha a manutenção em dia
Visto as dicas supracitadas, algo que também fará uma imensa diferença até mesmo para um maior controle na hora de pilotar, é manter a manutenção da moto em dia. Dessa forma, você poderá garantir que essa está funcionando em sua plena capacidade, e sua direção será ainda mais segura.
Gostou de conhecer essas dicas de como não cair de moto e garantir a sua segurança? Acesse aqui para mais informações interessantes como esta!