Evite estes erros comuns! Veja o jeito certo de limpar seus óculos
Utilizar tecidos grossos ou produtos de limpeza são medidas nocivas para as suas lentes e armações.
Todo mundo que usa óculos de grau ou de sol sabe da necessidade de limpá-los. E às vezes faz isso de qualquer jeito. Apesar de não parecer por serem tão resistentes, as lentes dos óculos são bastante sensíveis. Portanto, elas precisam de uma limpeza adequada. Assim, a seguir, saiba como limpar os óculos corretamente para não danificá-los.
Como devo limpar os óculos?
Para limpar os óculos da maneira certa, primeiramente utilize a flanela de limpeza ou papel higiênico macio.
A flanela que acompanha os óculos é o tecido mais apropriado porque é feito de microfibra sintética. É capaz de retirar poeira, água e gordura. Na ausência dela, um papel higiênico macio cumpre bem a função de remover as impurezas.
A flanela ou o papel já são suficientes para a limpeza dos seus óculos. Mas, se quiser caprichar, outros dois acessórios são recomendados.
O primeiro é um borrifador de lentes, feito de glicerina. Normalmente, ele é vendido em óticas. Para utilizá-lo, basta aplicar um pouco na flanela ou no papel e passar nas lentes.
A velha combinação de água e sabão também é eficaz. Mas só vale se for sabão neutro. Para limpar, aplique um pouco de sabão na sua mão e, na água corrente, faça espuma. Em seguida, esfregue em todo o óculos. Vale a pena limpar a armação também!
LEIA MAIS:
Tênis encardidos? Aprenda a clarear tênis branco com alguns truques caseiros
5 sinais de que você precisa usar óculos mas não sabe – Confira!
Devo limpar a armação?
A resposta é sim. Não de forma tão recorrente quanto as lentes, mas as armações também precisam de limpeza. Afinal, com o tempo, elas acumulam sujeira e prejudicam a flexibilidade dos óculos.
Para limpar a armação, as técnicas e os produtos são os mesmos das lentes.
O que não fazer na hora de limpar os óculos?
Os especialistas enfatizam que uma má limpeza dos óculos se dá se você utilizar tecidos grossos e produtos de limpeza.
Os tecidos grossos, como a malha das roupas, arranham as lentes e as armações.
Já os produtos de limpeza de uso doméstico, como água sanitária, sabão em pó ou desinfetantes, são ainda mais perigosos. Até álcool, mesmo 70%, é um inimigo. Estes produtos provocam queima e corrosão, ou seja, danos irreversíveis aos seus óculos.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!