Como lidar com as dores musculares na volta aos treinos? Confira!

Muita gente tem medo de se exercitar enquanto sente dor muscular tardia. Confira se esse medo tem fundamento.

É recorrente que as pessoas que treinam na academia ou que fazem atividades físicas muito intensas reclamem de dores musculares. Trata-se da dor muscular tardia, a DMT, que é um incômodo em alguma parte do corpo depois de um treino.

Quando sentem isso, as pessoas tendem a desistir de ir para a academia enquanto não melhorarem. Mas muita gente ainda se pergunta se deve voltar a treinar depois de sentir dor muscular tardia. Especialistas respondem essa dúvida; confira a seguir.

Deve-se voltar logo a treinar logo depois de uma dor muscular tardia?

Os especialistas dizem univocamente que depende. Isso, porque o pico da DMT acontece entre 48 e 72 horas depois do treino intenso. Então, durante esse período de pico da dor, é importante relaxar o músculo. Nesse caso, os exercícios físicos costumeiros não são indicados. Mas, depois que passar esse tempo, já se pode voltar normalmente ao treino.

LEIA MAIS:

O senso comum não está errado quando diz que a dor pós-treino indica que o seu corpo está se fortalecendo. Isso é verdade, segundo a ciência: o metabolismo do organismo acontece já com a codificação do ganho de massa muscular. Sentir a dor muscular tardia, então, serve de alerta positivo para continuar praticando seu treino e mantendo seu ritmo de exercícios.

Por essa razão, depois que passar o pico, é importante voltar a treinar. Mas dentro daquilo que os cientistas chamam de programação séria, que é a realização de treinos mais leves, também entre 48 e 72 horas depois do pico da DMT.

E se for realizado um treino pesado, mesmo com dor muscular tardia?

Caso haja um treino pesado mesmo quando há DMT – o que os especialistas chamam de carga de choque – o risco de lesão é alto.

Fazer treino leve depois da DMT por alguns dias significa a alternância da carga de choque com uma carga degenerativa na musculatura. Depois, volta-se ao ritmo mais pesado. A programação séria do treino envolve o respeito à alternância dessas cargas. Por isso, é fundamental que seu treino seja realizado com o auxílio de instrutores, educadores físicos e personal trainers.

Caso você tenha se interessado pelas informações feste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também