Como ir de Montevidéu para Buenos Aires?

Embora estejam em países diferentes, Argentina e Uruguai, as cidades estão próximas, tornando a viagem rápida e acessível.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Se conhecer um país é bom, imagina dois em uma única viagem? O Uruguai e a Argentina e suas respectivas capitais, Montevidéu e Buenos Aires estão muito próximos. Os dois países são separados apenas pelo Rio da Prata.

As duas cidades estão entre os principais destinos turísticos da América Latina. Por isso, é muito comum que as pessoas que visitam um dos países acabe fazendo a rota até o outro, já que a viagem é totalmente acessível.

Além disso, vale lembrar que os dois países dispensam a necessidade de passaporte para viagem, como você pode ver aqui.

Embora a melhor forma de completar o percurso seja pelo Rio da Prata, é possível fazer o trajeto de avião, carro ou ônibus. Confira dicas de como ir de Montevidéu para Buenos Aires, ou vice-versa.

Como ir de Montevidéu para Buenos Aires de barco?

Os dois países, como citado anteriormente, estão separados pelo Rio da Prata. Dessa forma, é conveniente que a travessia ocorra via aquática. O percurso direto dura aproximadamente 2h15.

Se está com tempo extra e deseja economizar, a dica é trocar de transporte em Colonia del Sacramento. Vale a pena fazer a parada na cidadezinha uruguaia, que foi fundada pelos portugueses em 1680 e está muito preservada. Entre Montevidéu e a cidade de Colonia, é necessário pegar um ônibus ou ir de carro, como será visto adiante.

No entanto, se você tem pressa de chegar ao destino, a melhor alternativa é pegar um ferry direto da Buquebus, que atualmente é a única empresa a operar o trecho sem escalas.

Na capital uruguaia, as partidas ocorrem no porto de Montevidéu em direção à Argentina. Em Buenos Aires, a embarcação sai de Puerto Madero, em frente à avenida Córdoba desembarcando no porto de Montevidéu, que fica atrás do Mercado del Puerto. Além de passageiros, a embarcação transporta motos, carros e caminhonetes.

Para consultar rotas com escalas e diretas, horários de partida, valor da passagem e fazer reservas, consulte o site da Buquebus.

Como ir de Montevidéu para Buenos Aires de carro?

Para quem opta por viajar de carro, também é possível realizar a travessia. O melhor caminho é pelo ferry direto Buquebus entre Montevidéu e Buenos Aires. A viagem dura cerca de 2h15.

O embarque/desembarque é feito nos mesmos locais citados anteriormente. As passagens podem ser compradas antecipadamente pelo site da Buquebus.

Para fazer a viagem totalmente por terra é necessário atravessar a ponte fronteiriça mais próxima, localizada em Fray Bentos. O percurso é de aproximadamente 550 km.

Como ir de Montevidéu para Buenos Aires de ônibus?

Se você não quer fazer a travessia toda de barco ou simplesmente deseja economizar na passagem, existe a opção de viajar de ônibus entre Montevidéu e Buenos Aires. Três empresas operam um combinado de ônibus e barco: Seacat, Buquebus e Colonia Express.

Saindo de Montevidéu, depois de 2h30 de percurso terrestre, há uma conexão imediata com barco em Colonia del Sacramento. No barco rápido a travessia é feita em 1h. Saindo de Buenos Aires, o percurso é basicamente o inverso: travessia até Colonia em 1h, completando a viagem de ônibus até Montevidéu.

O embarque e desembarque em Montevidéu é feito na rodoviária Tres Cruces. Em Buenos Aires ambos ocorrem no terminal do Buquebus, na continuação do Puerto Madero, em frente à avenida Córdoba.

A exceção são as viagens da Colonia Express, que em Buenos Aires saem no terminal da empresa na extremidade sul do Puerto Madero, para além do cassino.

Para consultar valores de passagens, horários de partida, rotas e demais informações, acesse o site das empresas pelos links a seguir: Seacat, Buquebus e Colonia Express.

Vale frisar que todas oferecem opção de compra antecipada, inclusive, com descontos.

Também é importante destacar que essa não é a opção indicada para quem deseja parar em Colonia, uma vez que as conexões são imediatas. Se a intenção é ficar um tempo na cidade, é possível comprar as passagens separadamente.

Existe a opção de fazer a viagem somente de ônibus. No entanto, ela indicada para quem realmente não gosta de viajar de barco ou sente muito enjoo. São mais ou menos 550 km de distância atravessando a ponte fronteiriça mais próxima, em Fray Bentos. A viagem dura entre 8h e 10h.

O trajeto é operado pelas empresas Condor Estrella e Cauvi. Consulte horários, rotas e valores das passagens pelos respectivos sites.

Como ir de Montevidéu para Buenos Aires de avião?

A ponte aérea entre Buenos Aires e Montevidéu, atualmente, é operada apenas pela Aerolíneas, por meio de sua sucursal Austral. A rota é feita com jatos Embraer E90, em voos que duram aproximadamente 45 minutos.

Apesar de ser uma viagem rápida e confortável, ela só vale a pena se o embarque/desembarque for no aeroporto central de Buenos Aires, o Aeroparque (AEP) . Ele é o mais próximos aos hotéis do Centro, Recoleta ou Palermo.

Caso o desembarque seja em Ezeiza (EZE), que fica a aproximadamente 1h do centro, a melhor opção passa a ser o barco direto, que vai do centro de Buenos Aires ao Centro de Montevidéu. Se a viagem tiver escalas também não vale a pena, uma vez que neste caso ela pode durar mais de 6h.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.