Como ir de Lima a Cusco, no Peru?

Confira várias dicas para viajar de Lima a Cusco, ou vice-versa de avião, carro ou ônibus: distância, tempo de viagem e mais.

0

Embora um roteiro completo para conhecer Lima, capital do Peru, seja imperdível, ao visitar o país latino-americano, dois destinos não podem ficar de fora da programação: Cusco e Machu Picchu.

No caso de ambos, há muitas dúvidas a respeito do melhor meio de transporte, uma vez que uma das maiores dificuldades de quem viaja de forma independente, sem auxílio de agências, é montar o itinerário dentro do país.

Pensando nisso, fizemos um guia completo de como ir de Lima a Cusco, analisando os prós e contras das opções atualmente disponíveis.

Em primeiro lugar, é importante salientar que há uma distância considerável entre as duas principais cidades turísticas do Peru. Cerca de 1.100 km separam Lima de Cusco.

Enquanto a primeira fica no litoral peruano, a segunda está localizada no interior, mais precisamente no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes.

Dito isso, vem o ponto principal, que é como percorrer toda essa distância. Hoje, as três principais opções são carro, ônibus e avião. Vamos, então, aos detalhes de cada uma delas.

Como ir de Lima a Cusco de avião?

Em função da distância, a melhor e mais confortável opção para percorrer o trajeto entre Lima e Cusco é de avião, em uma viagem de apenas 55 minutos.

Se por um lado não é possível admirar as paisagens da estrada como em uma viagem terrestre, por outro, a vista deslumbrante da Cordilheira dos Andes faz a viagem valer totalmente a pena nesse quesito.

Em Lima, os voos partem e decolam do Aeroporto Internacional Jorge Chávez. Em Cusco, do Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete.

O valor das passagens, bem como a disponibilidade, variam muito dependendo da época do ano. Sendo assim, para consultar tarifas atualizadas e mais informações, acesse o site das companhias que operam o trajeto. As mais recomendadas são LC Perú, Sky Airline, Peruvian Airlines e Latam.

Como ir de Lima a Cusco de carro?

Se você tem espírito de viajante aventureiro, então, a viagem terrestre torna-se uma opção interessante. No entanto, em vias de regra, não é muito recomendada, não só pela distância, mas por outros fatores detalhados logo abaixo.

Caso seja a primeira opção, é de suma importância frisar que fazer a viagem de carro exige cuidado redobrado.

Andar em estradas internacionais é sempre uma surpresa. Em relação às rodovias do Peru, vários sites e blogs especializados afirmam que elas têm fama de serem perigosas.

Além disso, em alguns países da América Latina, é comum que policiais peçam gorjetas para não parar viajantes. Sem falar que, de acordo com os próprios peruanos, o que vale é a lei do maior. Por isso, não é incomum ver notícias de acidentes envolvendo caminhões e motoristas imprudentes.

Viajando por Nazca, o primeiro trecho, de Lima a Nazca, é o mais tranquilo. As paisagens às margens do Pacífico são muito bonitas. O segundo trecho, porém, é bem complicado.

De Nazca a Cusco são aproximadamente 650 km repletos de curvas fechadas, nas quais o motorista não consegue ultrapassar 40 km/h. Um lado da estrada é cheio de precipícios e o outro de pedras gigantes.

No mais, lhamas e alpacas surgem na via a todo momento. Todos esses fatores somados ao desconforto causado pelas altitudes acima dos 3.000 metros  fazem desta uma opção totalmente desgastante.

Como ir de Lima a Cusco de ônibus?

Para quem não troca a viagem terrestre por nada, existe a opção de viajar de Lima a Cusco de ônibus, em uma viagem igualmente cansativa. O preço é o principal motivo pelo qual as pessoas trocam a viagem aérea pelo ônibus.

No entanto, dependendo do valor da passagem de avião, a troca não é muito vantajosa. Sendo assim, vale a pena ficar atento às cotações das duas alternativas.

Para quem está com os dias de viagem contados, essa opção pode não ser a mais indicada, uma vez que os mais de 1.000 km levam quase que um dia inteiro para serem percorridos de ônibus, tomando boa parte do tempo de estadia no país.

A questão da segurança é a mesma de uma viagem de carro. Contudo, para minimizar os riscos, muitas empresas têm investido cada vez mais na segurança dos passageiros. A Cruz del Sur e a Peru Hop se destacam nesse sentido.  

Para consultar o valor das passagens, conferir o itinerário de cada uma delas e comprar bilhetes com antecedência, acesse os respectivos sites: Cruz del Sur e Peru Hop.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.