3 golpes comuns envolvendo o PIX – para você ficar atento!
Fraudes nas transações via Pix estão se tornando cada vez mais comuns
Os bancos e as instituições financeiras estão sempre lançando ferramentas para facilitar a vida dos clientes, especialmente na era digital. O pagamento via PIX, por exemplo, traz muita praticidade e comodidade no dia a dia das pessoas. No entanto, grupos criminosos acabam se aproveitando da fragilidade que as novidades possuem e cometem algumas fraudes. Quer saber como evitá-las e não perder dinheiro? Veja abaixo como evitar golpe no PIX.
As vulnerabilidades do PIX
No geral, o pagamento via PIX é muito seguro, e não há motivos para se preocupar. No entanto, a maioria das fraudes se dá por indivíduos que se aproveitam da ingenuidade dos outros. Por conta disso, pessoas mais velhas ou que não dominam tanto a tecnologia, por exemplo, acabam se tornando as principais vítimas dos bandidos. Felizmente, reconhecer as táticas dos ladrões pode evitar ou dificultar suas atividades. São elas:
Perfil falso no WhatsApp
Um dos golpes mais comuns é aquele em que os criminosos criam um perfil falso no WhatsApp com nome e foto da pessoa. Assim, pedem dinheiro para amigos e familiares da vítima, na maioria das vezes alegando que o número utilizado para o golpe é, na verdade, um número novo.
Caso isso ocorra, o recomendado é tentar confirmar se realmente se trata da pessoa que você conhece, especialmente quando ela não tem costume de solicitar pagamentos.
LEIA MAIS: Para que serve o Pix no cartão de crédito do Nubank? Veja quando usar!
Páginas falsas na internet
As páginas falsas na internet não é novidade, mas se tornaram ainda mais populares com o lançamento do PIX. Por meio delas, os criminosos direcionam suas vítimas para uma página onde supostamente e vítima deveria criar uma chave PIX e acabam sequestrando os seus dados bancários.
Além disso, verifique se você realmente está na página verdadeira, especialmente quando ela diz ser de algum banco ou loja.
Golpe da atendente virtual
Esse, sem dúvidas, é um dos golpes mais comuns e que vão além do PIX. Nesse caso, a fraude vem disfarçada na forma de um perfil falso de WhatsApp de centrais de atendimento de serviços como telefonia celular, internet, bancos ou até mesmo INSS.
Por meio desse golpe, os criminosos solicitam dados sigilosos à vítima, e costumam ganhar a sua confiança apresentando alguns dados pessoais que eles já conseguiram em algum outro lugar.
Para se proteger, sempre utilize os canais oficiais para se comunicar com as centrais de atendimento dos seus serviços contratados.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!