Como desembaçar o vidro do carro de maneira correta – Saiba o que realmente funciona!

Saiba qual a maneira ideal de desembaçar o vidro do seu veículo durante a chuva ou frio.

A chuva atinge grande parte do Brasil nos últimos dias. É por isso que a visibilidade, ao dirigir, se torna mais complicada. Além dos fenômenos atmosféricos, deve-se acrescentar que os vidros têm maior tendência a embaçar. 

Isso ocorre devido à diferença de temperatura entre o exterior e o interior do vidro de um carro, de modo que o vapor d’água do ambiente se deposita no interior da janela e nas janelas laterais. Se o frio também for adicionado, é possível que até os retrovisores fiquem embaçados, dificultando bastante a visibilidade.

Melhor solução

A melhor maneira de desembaçar o vidro de carro, sem dúvidas é utilizando o ar condicionado, pois ele atua diretamente na causa do problema retirando a umidade do interior do veículo. Além disso ele diminui a diferença de temperatura do ar externo com o ar interno, evitando que mais gotículas se formem no interior do para-brisa.

Além disso, muitos dos carros modernos já incorporam um botão cuja missão é justamente desembaçar o para-brisa e permite o direcionamento do ar para os vidros dianteiro e traseiro. Aí fica ainda mais fácil e rápido resolver o problema.

Deixar o ar condicionado diretamente voltado pro vidro também pode embaçá-lo após um tempo, porém dessa vez as gotículas vão se formar do lado de fora do carro. Caso isso aconteça, você pode usar o limpador de para-brisa para limpar o vidro frontal, ou simplesmente ajustar a temperatura do ar condicionado para uma que não cause esse efeito.

Alternativas

Se o seu veículo não conta com ar condicionado, você pode buscar algumas alternativas.

Primeiramente devemos destacar que a pior coisa que podemos fazer para desembaçar o vidro é esfregá-lo com um pano, papel ou mesmo com a manga da roupa que estamos vestindo naquele momento. Limpar o interior do vidro é difícil se não for feito corretamente e, claro, usar a manga da camisa não é a maneira correta.

Se usar as mãos é ainda pior pois a gordura da pele pode tornar a situação ainda pior.

Você pode tentar primeiramente direcionar o ar frio do ventilador diretamente para o vidro embaçado para evitar o choque térmico responsável por embaçar o local. Nesse caso, não deve ser utilizada a recirculação de ar, pois assim que o ambiente interno saturar com vapor, o problema vai voltar rapidinho. Se você puder deixar a janela um pouco aberta, melhor ainda, pois além de fazer a troca do ar interno com o externo, ajuda a manter as temperaturas de ambos os lados do vidro mais próximas!

Ar quente resolve?

Uma alternativa muito difundida, e que eu particularmente não recomendo, é utilizar o ar quente voltado para o para-brisa. Apesar de ele atuar rapidamente fazendo evaporar a umidade que fica presa no vidro e deixando ele limpo, a elevação da temperatura aumentará o vapor no interior do carro, e o resultado a gente já sabe: mais vapor gera mais gotículas no vidro e lá vamos nós voltando com o problema todo de novo.

Atualização: Alguns leitores relataram que usar ar quente funciona pra eles, então vale a pena tentar caso as alternativas anteriores não funcionem no seu veículo.

Truque especial

Agora um truque que pode resolver o problema pra quem não tem ou não quer gastar com ar condicionado.

A técnica é bem simples, e consiste basicamente em passar uma camada fina de detergente na parte do vidro que você não quer que embace. Faço o teste e você vai ver que vai gerar ótimos resultados.

O vídeo abaixo mostra o truque em ação:

Você pode gostar também