Como cuidar de plantas quando for viajar? – Dicas e cuidados indispensáveis
Dicas de como assistir suas plantas mesmo durante as férias
Quem tem pet se preocupa em como levá-lo na viagem ou com quem deixar. E quem tem plantas? Como cuidar de plantas quando for viajar? O fato é que deixar apenas um bom estoque de água não só é insuficiente, como pode matar sua planta. Então, confira dicas importantes para assistir suas plantas mesmo durante as férias.
Antes de sair de viagem, são tantas providências a tomar que dá até para se perder. Como arrumar as malas sem deixar nada para trás, não deixar mantimentos na geladeira, entre outras organizações. A lista cresce quando temos um ser vivo sob nossa responsabilidade, seja um bichinho ou plantinha.
Então, para evitar que você cometa o erro de regá-las com um mar de água antes de sair, confira dicas infalíveis de como cuidar de plantas quando for sair para uma viagem.
Por que não regar em excesso?
Um erro muito comum de quem se organiza para cuidar de plantas quando for viajar é regá-las em excesso. O objetivo seria deixar um estoque generoso de água para que, assim, elas não fiquem com sede. Porém, ao contrário de fazer bem às plantas, o hábito pode prejudicá-las de forma irreversível.
Isso porque as plantas só absorvem a quantidade de água necessária, desse modo, aquilo que não for utilizado acumula no fundo do vaso. Consequentemente, as raízes apodrecem e, em seguida, a planta morre.
Dicas de como cuidar de plantas quando viajar
Pense na independência de cada planta
Um dos primeiros pontos a pensar em cuidar das plantas quando for viajar é na real necessidade de água. Enquanto algumas se dão bem com pouca água, outras já precisam ser regadas com mais frequência. As que sobrevivem com menos água, certamente, facilitam a vida do viajante, uma vez que resistem até 30 dias sem cuidados.
Por outro lado, as demais espécies requerem maiores cuidados. É aí que entra a próxima dica: capilaridade e irrigação.
Cuidados conforme o tipo de planta
Cada espécie de planta, como já mencionamos, tem sua necessidade ou não de água. Veja algumas delas:
- plantas frutíferas ou floríferas: caso estas plantas estejam plantadas em vaso, vão precisar de água diariamente, uma vez que florescem ou produzem frutos nos períodos mais quentes do ano.
- cactos e suculentas: precisam de menor quantidade de água, pois armazenam água no caule e folhas.
- ervas: independente de serem plantadas em canteiros ou jardineiras, esta espécie deve ser regada constantemente. Então, o sistema de irrigação deve ser programado para injetar volume considerável de água.
- orquídeas: o cuidado aqui é, na verdade, antes de viajar. Como as orquídeas resistem sem água por mais tempo, o ideal é regar bem e colocar o vaso em local protegido da incidência direta do sol.
- folhagens: a frequência de regagem, mais uma vez, vai depender da espécie. As samambaias, por exemplo, precisam de água todos os dias, especialmente nos mais quentes. As jiboias e bromélias também precisam ser regadas com frequência
- jardins: a dica aqui é investir em um sistema de irrigação automática, principalmente se a viagem for em períodos mais quentes do ano.
Cuide da irrigação da planta
Já percebeu que quem compra uma planta logo pega uma garrafa plástica ou compra um vaso tecnológico? Pois, cuidar de plantas quando for viajar, mas também, enquanto estiver em casa não se resume a isso. A sobrevivência da planta depende, e muito, da irrigação, onde entra a dica de ouro: capilaridade.
Antes de mais nada, é preciso entender a particularidade de cada espécie em relação à necessidade de irrigação. Também influencia o lugar de cultivo, isto é, se a planta fica em ambiente interno ou externo, no vaso ou canteiro. Ainda, se o ambiente é bem arejado e recebe luz o suficiente.
Considerando estes pontos, fica mais fácil planejar o abastecimento adequadamente sem sobrecarregar a planta ou deixá-la seca. No caso de plantas que precisam de pouca água, como cactos e suculentas, por exemplo, uma dica é pegar uma vasilha, de preferência alguma mais baixa e larga, com bastante água.
Em seguida, estender um barbante que ligue esta vasilha ao vaso onde a planta está. Isso funciona porque a água vai até o vaso por capilaridade. Ah, e não esqueça de tampar a vasilha com água, evitando a proliferação do mosquito da dengue, hein?
Use gotejadores
Uma ferramenta muito útil para cuidar de plantas quando for viajar é o gotejador. As lojas especializadas têm modelos de todos os tipos, com diferentes capacidades de armazenamento. Alguns gotejadores, por exemplo, têm autonomia de até 20 dias! A escolha vai depender da espécie da planta e extensão da sua viagem.
Ih, mas não tenho grana para comprar um gotejador. O que fazer? Você pode fazer seu próprio sistema de irrigação com garrafa pet. Basta furar a tampa com alfinete e, em seguida, colocar a garrafa de água virada de cabeça para baixo no vaso. Importante que a quantidade seja suficiente.
Para tirar a pressão da água, faça um ou até três furos no fundo da garrafa.
Folhas de jornal também são úteis
Na falta de gotejadores ou garrafas pet, para cuidar de plantas quando for viajar, use folhas de jornal. Umedeça cinco delas com bastante água e coloque em cima da terra ao redor da planta. O material é útil por proteger o solo do sol, além de ajudar a manter a terra úmida. Se possível, coloque cascas de árvore ou pedras sobre o jornal, mantendo as folhas molhadas por mais tempo.
Viu só como não é difícil cuidar de plantas quando for viajar? São dicas simples que podem manter suas plantas saudáveis até seu retorno! Deixe nos comentários se você já usou algumas dessas técnicas, ou mostre pra gente as alternativas que você gosta mais.