Como aumentar a vida útil da bateria do seu carro? Faça essas 3 coisas!

Confira dicas para preservar a vida útil da sua bateria

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Muitos donos de carro se apegam a detalhes superficiais dos seus automóveis, e se esquecem de que a bateria também requer alguns cuidados. Por ser um item que não costuma dar problemas frequentes, ela apenas passa a receber atenção quando já é tarde demais.

Caso você não queira passar por isso, confira algumas dicas para preservar a vida útil da bateria do carro. Então, confira o artigo na íntegra e saiba como você deve fazer.

Como preservar a bateria do seu carro:

Tal como outras baterias, as dos automóveis contém chumbo-ácido. Por isso, possuem uma vida útil limitada e, com o uso e a falta de cuidado, acabam perdendo a capacidade de manter a carga necessária para dar partida no carro. Em vista disso, é necessário estar atento aos cuidados.

Ligue o motor periodicamente

Essa é uma dica principalmente para aquelas pessoas que gostam de utilizar o carro apenas uma vez ou outra. Muitos acreditam que isso pode preservar o veículo, no entanto, é exatamente o oposto que acaba acontecendo.

LEIA MAIS: 5 itens de manutenção do carro essenciais para economizar no combustível!

Como sugere o próprio nome, o automóvel precisa estar em movimento. Mesmo que não faça uso, o motor do carro precisa ser ligado pelo menos 1 vez por semana, por cerca de 15 minutos. Dessa forma você evita que a bateria perca toda a sua carga.

Mantenha a bateria do seu carro bem apertada para preservar sua vida útil

Com uma bateria folgada, a vibração pode reduzir a vida útil da mesma, danificando seus componentes internos e criando curtos-circuitos. Assim, é essencial que recorra sempre a uma braçadeira de bateria aprovada, para garantir que esteja pressionada corretamente.

Além disso, outra atenção necessária é para não apertar demais as porcas de fixação, pois assim pode danificar a bateria. Tendo atenção a esse detalhe, aperte apenas as porcas até sentir a resistência começar e continue apenas meia volta adicional.

Minimize o máximo possível a exposição ao calor para aumentar a vida útil da bateria do seu carro

O calor, quando extremo e frequente, aumenta a taxa de evaporação da água das células, mesmo em baterias superiores seladas. Já o frio revela as deficiências da bateria mais fraca, esgotando a potência de partida restante.

LEIA MAIS: Quanto tempo dura a bateria do carro? Veja 3 ações que acabam com sua vida útil!

Para evitar esse processo que claramente danifica muito a sua bateria, procure reduzir a exposição do seu carro a temperaturas mais altas. Estacione sempre que possível na sombra, mantenha-o na garagem quando não estiver utilizando, e procure alternativas para isolar a bateria do calor gerado no compartimento do motor.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->