5 maneiras de você aprender melhor e mais rápido – Coloque em prática!
Você sabia que existem alguns meios de você estudar e aprender melhor e mais rápido que o normal? Confira aqui que nós te contamos!
Em nossa vida neste planeta, por mais curto que o período seja em comparação com o infinito cosmos, é possível conhecer muitas coisas, muitas pessoas, e aprender muito sobre a existência. De fato, aprender coisas novas é uma das grandes singularidades da vida que fazem essa estadia aqui valer a pena. No entanto, dependendo do que você pretende aprender, esse percurso pode levar um tempo precioso. No entanto, nem todas as pessoas possuem esse tempo amplo para poder aprender algo novo.
Todavia, graças ao avanço da ciência e do campo da neurociência, conseguimos alcançar uma compreensão maior de como aprendemos por meio de formas mais eficazes que processam e armazenam a informação. Confira aqui dicas de como conseguir aprender melhor e mais rápido!
Como aprender melhor e mais rápidos – 5 dicas importantes!
Tente anotar com caneta e papel!
Mesmo com o avanço tecnológico e a era dos notebooks e smartphones, durante uma aula ou até mesmo uma conferência, fazer anotações utilizando uma folha e uma caneta pode auxiliar a aprender mais rápido. Algumas pesquisas vêm demonstrando que as pessoas que digitam no processo de anotação em palestras e aulas acabam armazenando menos informações. No entanto, aqueles que utilizam dos meios “antigos” – caneta e papel – acabam conseguindo aprender melhor e mais rápido os conteúdos abordados.
LEIA MAIS: 4 maneiras divertidas de distrair crianças em aeroportos – Confira!
É preciso aperfeiçoar as suas anotações!
Geralmente, pessoas que escrevem à risca tudo o que é dito, não optimizando o que estão anotando, acabam se perdendo no que está sendo dito e consequentemente não aprendem muito. É preciso compreender que grande parte do ensino e da aprendizagem estão ligados a otimização de processos. Você precisa anotar de forma pragmática, sucinta, mas de uma maneira que ao olhar para as suas anotações, você consiga lembrar de tudo que anotou e que foi dito.
É preciso ter pausas nos intervalos de estudos para aprender melhor e mais rápido
Muitas pessoas acreditam que aprender melhor e mais rápido está ligado à carga horária de estudos. Isso, em parte, pode até ser verdade. Obviamente, se você dedicar mais tempo para aprender algo, consequentemente você ficará cada vez mais especialista naquilo que se propõe a aprender. No entanto, existem pessoas que estudam quatro horas seguidas um conteúdo, por exemplo. De acordo com a ciência, após meia hora de leitura, seu cérebro começa a devanear devido à exaustão. Então, o recomendado é estudar 30 minutos, pausar 10 minutos e retomar os estudos. Assim, você otimiza o seu tempo e acaba aprendendo mais rápido.
LEIA TAMBÉM: 5 hábitos simples que vão ajudar a melhorar a sua memória – Confira!
Beber água pode ser um diferencial nesse processo!
Sabemos que a água é essencial para a manutenção do corpo humano, isso é um fato. Levando essa premissa em consideração, automaticamente, sabemos que beber água faz bem para a saúde. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que manter-se hidratado pode ser a chave para aprimorar as habilidades cognitivas. Em suma, beber água pode tornar você mais inteligente, sabia disso?
De acordo com um estudo, os alunos que levaram consigo uma garrafa de água para a sala de exame tiveram um desempenho bem melhor do que os alunos que não levaram uma garrafa de água. Além disso, a desidratação, por sua vez, pode afetar diretamente as nossas funções mentais. Quando esquecemos de beber água, o cérebro fica sobrecarregado e precisa trabalhar mais. O que, consequentemente, atrapalha os estudos.
Aprenda informações de várias maneiras!
É preciso entender que nem sempre o mesmo método irá funcionar. Você precisa variar um pouco para estimular o seu raciocínio. Tente utilizar diversos métodos de aprendizado, como memorização, palácio mental, etc. Pratique de tudo um pouco, dessa forma, você irá cada vez mais progredir e se adaptar a novos meios de aprender.
Gostou dessas dicas de como você pode aprender melhor e mais rápido? Então, continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este!