Infestação de caramujos africanos? Veja a melhor forma de eliminar essa praga urbana!

Saiba o processo ideal para eliminar e evitar re-contaminação!

O caramujo africano é um pequeno molusco com uma concha em forma de cone e coloração marrom e listras claras. Ele é considerado uma praga urbana pois está muito presente em jardins e quintais, sendo um vetor para algumas doenças, como a meningite eosinofílica. Além do mais, o caramujo não possui predadores na natureza.

Assim, o animal surgiu no Brasil devido a uma importação feita há vários anos, como um molusco mais barato para substituir o escargot. Entretanto, assim que desembarcou no país, se percebeu que o animal não era comestível, e foi descartado incorretamente na natureza.

Junto a isso, o caramujo possui uma alta replicação, já que quando se sente ameaçado ele despeja até 500 ovos de uma só vez, como um mecanismo de sobrevivência da espécie, dificultando bastante sua erradicação.

Veja abaixo a maneira correta de eliminar esses animais.

Como eliminar os caramujos africanos

Recolha todos os animais

Primeiramente, você não deve sair matando os caramujos diretamente na terra. Como foi dito, se caso ele se sinta ameaçado, ele começará a expelir ovos. O primeiro passo é utilizar um calçado fechado, roupas longas e uma luva de proteção.

Em seguida, saia coletando os caramujos que avistar e coloque-os dentro de um saco de lixo grande, ou algum outro recipiente. Caso a infestação esteja avançada, você pode utilizar armadilhas para caramujos.

Para isso, é só utilizar algum tecido umedecido com leite ou cerveja, ou até pedaços de chuchu ou berinjelas cortados. Deixe durante a noite e retire logo ao início da manhã.

Coloque sal para se livrar do caramujo africano

Utilizar o sal de cozinha para erradicar esses moluscos é a forma mais simples e barata, já que o seu corpo é bem úmido e o sal desidrata-os levando a morte instantânea. Assim, é só despejar uma generosa quantidade de sal dentro do saco e fechar.

É de extrema importância descartar o saco em um local adequado, pois, as cascas dos moluscos mortos são excelentes meios de sobrevivência para outros insetos, como as moscas.

Para ler mais conteúdos como esse, é só clicar aqui!

Você pode gostar também